Concurso Público

Como fazer uma redação impecável em concursos? Veja algumas dicas

O edital do seu concurso foi publicado e a primeira coisa que você faz é a leitura de cabo a rabo para ficar por dentro do que será exigido no certame.

Porém, em muitos concursos, além de todo o conteúdo programático que irá nortear seus estudos, o edital apresenta uma redação, sem deixar muito claro o que será exigido nela.

Esse é um dos momentos de pânico para muitos concurseiros, pois em muitos casos a redação é eliminatória. Mas não precisa se preocupar, você não tem que ser um Machado de Assis para se dar bem na redação. Confira essa dicas de como fazer uma redação impecável no seu próximo concurso:

– Entenda a proposta da redação

Ao fazer a primeira leitura, identifique os textos motivadores com base nos conhecimentos que você construiu ao longo da sua formação. Quando você demonstra que leu (e entendeu) a proposta da redeção, terá muito mais chances de ser bem avaliado.

– O que são os textos motivadores?

Os textos motivadores é aquela “ajudinha” que a banca oferece aos candidatos, como citações, gráficos, parágrafos, charges e etc. Eles têm duas funções: Avivar a sua memória e jogar no lixo sua desculpa de falta de assunto. As informações ali fornecidas podem ser organizadas e aproveitadas na sua redação.

– Respeite a norma culta

Norma culta, pra quem não sabe, é aquilo que aprendemos na escola nas aulas de português. Qualquer banca cobra muito o domínio da norma culta. É muito difícil ter uma boa nota na redação se você não demonstra dominar temas gramaticais como regência, pontuação, colocação de pronomes. Você deve usar as palavras do dia a dia, aquelas que se lê em livros e revistas. Mas cuidado p vc n cair na tentação do internetês. Vlw?

– Texto econômico

Sua redação precisa ser enxuta, com períodos curtos. Assim ela será mais clara e fácil de ler. Assim você vai ganhar a simpatia do corretor. Ah, e lembre-se de respeitar o número estabelecido de linhas.

– Use conectores

Um bom texto traz argumentos bem costurados entre si. O uso correto de conectivos, como “isto é”, “no entanto” e “até mesmo” – é um dos recursos que ajudam a amarrar as ideias da redação.

– Não generalize

Na hora de emitir julgamentos, evite exageros ou simplificações. Em vez de uma frase como ‘Os políticos são corruptos’, é melhor escrever ‘alguns políticos são corruptos’.

– Sem clichês

Frases prontas, os chamados ‘clichês’ não acrescentam nada ao seu texto, passam longe das redações que impressionam os corretores. Seja original, esse é um dos principais diferenciais que você pode demonstrar na sua escrita.

– Demonstre conhecimento na área

Para ir bem na redação não basta apenas suas competências linguísticas, mas também dominar conceitos, autores e bibliografia da sua área profissional. Se você apresentar isso, logo de cara o corretor vai perceber que você conhece bem a sua profissão.

– Use sua experiência

Ao longo da vida, você conversou com tanta gente, fez tantas viagens, assistiu tantos filmes, leu tantos livros, tantos jornais, tantas revistas e tantas apostilas, navegou tanto na internet, jogou tantos games, tantos programas de televisão, tantas músicas, aprendeu tantas expressões, tantas aulas, respondeu a tantos desafios… tantos.. Tantos.. Ufa! Que experiência hein amigo (a)? Para dar e vender. Todas são bem-vindas na hora de argumentar.

– Não seja ingênuo

Não há nada de errado em ser otimista no seu texto, mas ninguém ganha pontos com utopias. Não dá para escrever frases como: “Para acabar com a violência, é preciso…”. Será que é mesmo possível acabar com a violência? Seria mais plausível algo como “Para reduzir a violência, é preciso…”.

– Apresente uma solução

Ao final, sua redação precisa apresentar uma solução para o problema, afinal, um bom desfecho também conta pontos a favor do candidato. O ideal é apresentar uma saída para o problema exposto, de forma que faça refletir a sua preocupação com a dignidade humana.

Se você quiser aprender mais dicas para concursos, e saber como ser mais estratégico nos seus estudos, o professor e Defensor Público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente (por tempo limitado) o seu livro de técnicas e estratégias para concursos. Clique aqui para baixar o seu.

Com informações do JusBrasil / Coruja Concurseira 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.