Home Notícias Variedades Curiosidades Como é formado o esqueleto humano?

Como é formado o esqueleto humano?

Publicidade

Como é formado o esqueleto humano?
0
Publicidade

O esqueleto é um dos principais elementos do nosso corpo, uma vez que é ele que nos dá forma e estrutura, permite-nos movimentar e, acima de tudo, protege os nossos órgãos vitais, como por exemplo, o cérebro, protegido pelo crânio, os pulmões e o coração, protegidos pelas costelas e pelo esterno, etc.

O esqueleto de um adulto é constituído por 206 ossos, enquanto o de um recém-nascido é formado por 270, sendo esta discrepância justificada pelo crescimento e união de alguns ossos, até aos 18 anos no caso das mulheres, e até aos 20 anos no caso dos homens.

No útero, o esqueleto é formado por cartilagem, no entanto, durante o processo de crescimento, esta cartilagem vai sendo progressivamente substituída por osso. Este procedimento é denominado por ossificação. Este processo leva muito tempo até ficar finalizado, já que a constituição definitiva apenas se verifica nas idades referidas anteriormente.

Os ossos também variam em formato e tamanho, sendo que o maior osso é o fémur, situado na coxa, e o menor é o estribo, situado dentro do ouvido médio, estão ligados aos músculos através dos tendões, e o principal elemento que os forma é o fosfato de cálcio mineralizado, no entanto a medula, a cartilagem e os vasos sanguíneos também fazem parte da sua estrutura.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!