Notícias

Comissão critica tentativa de votar anistia para caixa dois

Joaquim Passarinho, presidente Comissão Especial que analisa projeto de lei com medidas contra a corrupção (PL 4850/16), se mostrou descontente com a tentativa de se votar ontem em Plenário emenda que previa a anistia para o crime de caixa dois. Segundo ele, a comissão não foi consultada. “Muito estranho ninguém ter visto esse texto”, afirmou. Passarinho agradeceu a todos deputados que se manifestaram em Plenário forçando a retirada de pauta da proposta.

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) também protestou. “Queriam uma solução para um problema que nós estamos avaliando nesta comissão. Estamos fazendo trabalho sério, aprofundando debate sobre isso com juristas”, destacou.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) elogiou a proposta encaminhada pelo Ministério Público que, segundo ele, tipifica o que é caixa dois incluindo “todas as situações possíveis”. “Com isso, não existe mais dúvida”. Ele criticou a emenda que previa anistia, mas sugeriu que o tema do caixa dois pudesse ser aprovado antes para já valer para o pleito deste ano.

“As chances de haver agravamento deste crime neste ano é grande”, alertou, lembrando que, em 10 anos, só houve uma condenação na Justiça por caixa dois.

O relator do projeto, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), classificou a tentativa de votação em Plenário como manobra. Ele informou que chegou a ser chamado para relatar o texto e se negou. “Estamos fazendo trabalho sério na comissão”, disse. Ele prometeu apresentar seu parecer na comissão na última semana de outubro para que se vote primeira na semana de novembro no colegiado. A perspectiva é que o texto chegue aoPlenário na terceira ou quarta semana de novembro.

Pauta

Na noite da última segunda-feira (19) o Plenário da Câmara dos Deputados tentou votar a proposta que criminaliza o caixa 2, doação eleitoral não declarada à Justiça Eleitoral. Na prática, como a lei só poderá ser aplicada a partir da sua aprovação pelo Congresso, o texto abriria brecha para anistiar quem fez uso de contribuições ilegais em eleições anteriores.

Com forte pressão de deputados contrários,  o texto acabou retirado de pauta por decisão do deputado Beto Mansur (PRB-SP), primeiro-secretário da Câmara, que presidia a sessão. “Retirei de ofício porque não há entendimento no plenário”, afirmou Mansur. Ele comandou a sessão em razão da ausência de Rodrigo Maia, que assumiu interinamente a Presidência da República devido à viagem de Michel Temer aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com protestos, principalmente de deputados do PSOL, Rede e PSD, a inclusão do texto na pauta foi feita de última hora. Revoltados com a situação, os parlamentares provocaram um tumulto. A costura do texto foi resultado de uma articulação suprapartidária, que vinha sendo feita havia algumas semanas, com o aval do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tanto por partidos governistas, como PMDB, PSDB, DEM, PR e PP, quanto da oposição, como PT.

Do Portal N10 com informações da Agência Câmara Notícias e G1

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.