Notícias

Com eleição surpreendente, Trump é o novo presidente dos EUA

(ANSA) – O candidato republicano, Donald Trump, foi eleito na madrugada desta quarta-feira (9) o novo presidente dos Estados Unidos. Ele conquistou 276 votos do colégio eleitoral, contra 218 da sua adversária, a democrata Hillary Clinton.

Antes visto como “piada” e “candidato improvável”, Trump será o 45º presidente dos Estados Unidos, sucedendo Barack Obama, que governou por dois mandatos (2009-2017). Ele assumirá a Casa Branca no dia 20 de agosto.

A vitória de Trump surpreendeu o mundo, pois em todas as pesquisas de intenção de voto o magnata aparecia atrás de Hillary, apesar da margem estreita de voto. Os dois candidatos enfrentaram uma alta rejeição do eleitorado norte-americano e Trump, além disso, protagonizou várias polêmicas durante a campanha eleitoral.

Um dos maiores magnatas dos Estados Unidos e financiador da própria campanha, Trump prometeu reduzir impostos, valorizar os veteranos de guerra e impor na ordem mundial o poder político norte-americano.

O republicano também ameaçou proibir a entrada de muçulmanos nos EUA, adotar uma política imigratória restrita e construir um muro na fronteira com o México. Em um dos momentos mais delicados da corrida eleitoral, Trump foi acusado por várias mulheres de cometer abusos sexuais e apareceu em um vídeo fazendo comentários obscenos sobre sexo.

A apuração dos votos nos Estados Unidos foi apertada e começou com Hillary Clinton à frente. Na madrugada, quando foram finalizadas as contagens na Florida, Utah e Georgia, Trump passou para a liderança. O resultado final veio por volta das 5h00 de Brasília. Trump logo apareceu em Nova York para seu discurso de vitória, no qual adotou um tom conciliatório e disse que este “é o momento do país se unir”.

O magnata republicano elogiou Hillary por seu trabalho durante um ano e meio de campanha eleitoral e também teceu vários elogios para sua esposa, Melania, e seus cinco filhos. As palavras mais amenas foram dirigidas também para os outros países do mundo, com os quais Trump prometeu “se relacionar bem”.

Por fim, o magnata já citou que pode tentar a reeleição e disse esperar que os norte-americanos se orgulhem dele.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.