Home Notícias Esporte COI decide não banir Rússia das Olimpíadas do Rio

COI decide não banir Rússia das Olimpíadas do Rio

Publicidade

COI decide não banir Rússia das Olimpíadas do Rio
0
Publicidade

(ANSA) – O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu neste domingo (24) não banir toda a delegação da Rússia das Olimpíadas do Rio de Janeiro e deixou a decisão de suspender atletas para cada federação esportiva.

Por isso, segundo o presidente da entidade, Thomas Bach, cada atleta russo deverá passar pelos testes de acordo com suas federações e provar que “está limpo” para a Rio 2016. Esses testes terão que ser realizados fora da Rússia, por exemplo, e seguir os padrões internacionais. As federações de judô e de ginástica, por exemplo, já anunciaram que manterão os russos na maior competição esportiva do mundo.

A análise do banimento total dos russos surgiu após uma relatório apresentado por Richard McLaren que afirmava que houve um “doping sistêmico e de Estado” nas modalidades esportivas entre os anos de 2011 e 2015. McLaren, que fez o documento sob pedido da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) acusou o ministro russo dos Esportes, Vitaly Mutko, de liderar e fazer “vista grossa” ao esquema, que permitia que atletas dopados competissem sem ser “incomodados” pelos exames.

A decisão, no entanto, não atinge a questão do atletismo russo – esse sim, banido dos Jogos com apenas duas exceções: a saltadora em distância Darya Klishina e a meio-fundista Yulia Stepanova, a responsável por denunciar o “doping sistêmico” de atletas russos. Ambas não competirão sob a bandeira russa, mas sim sob a flâmula do COI.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato (contato.portaln10@gmail.com) para solicitar a matéria!