Notícias

Cientistas voltam a detectar Ondas Gravitacionais de Einstein

(ANSA) – O Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (Ligo), dos Estados Unidos, registrou novos sinais das ondas gravitacionais previstas pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein, que haviam sido detectadas pela primeira vez em setembro de 2015, embora a descoberta tenha sido anunciada apenas em fevereiro deste ano.

As novas ondas são frutos da progressiva aproximação entre dois buracos negros que acabaram se colidindo. “Completamos a análise dos dados tomados entre setembro de 2015 e janeiro de 2016 e, ao fazer essa pesquisa, notamos que tivemos certamente outro sinal”, declarou à ANSA o cientista italiano Fulvio Ricci, coordenador do projeto “Virgo”, colaborador do Ligo.

O anúncio foi feito em San Diego, nos EUA, durante o congresso anual da Sociedade Astronômica Americana (AAS). O fenômeno ocorreu em uma porção de céu situada muito longe daquela onde as primeiras ondas foram detectadas, também em uma colisão de buracos negros.

Previstas há um século por Einstein, as ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo provocadas por eventos cósmicos violentos. Trazendo para uma escala mais humana, é algo parecido com o que acontece quando se atira uma pedra em uma lagoa.

Histórica por si só, a descoberta também forneceu uma prova inédita da própria existência dos buracos negros. Na primeira ocasião em que o fenômeno foi detectado, os astros envolvidos tinham uma massa de 29 a 36 vezes superiores à do Sol. Na segunda, de oito a 14.

A novidade é forte candidata a conquistar o prêmio Nobel de Física em 2016. Outro desdobramento importante dessas descobertas é que elas sugerem a existência de uma “população” de “casais” de buracos negros que giram um ao redor do outro, apresentando uma imagem do universo até então desconhecida.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.