Home Notícias Ciência Cientistas planejam enviar mensagens de boas vindas aos planetas distantes do sistema solar

Cientistas planejam enviar mensagens de boas vindas aos planetas distantes do sistema solar

Publicidade

Cientistas planejam enviar mensagens de boas vindas aos planetas distantes do sistema solar
Mensagens de boas vindas serão enviadas por radiotelescópios.
0
Publicidade

Os cientistas estão fazendo planos para enviar mensagens para o universo de forma eficaz afim de encontrar sinais de vida longe do nosso sistema solar. Os astrônomos vão transmitir sinais de radiotelescópios para centenas de outros sistemas estelares, na esperança de fazer descobertas inovadoras. O plano, elaborado por cientistas da Seti (Search for Extraterrestrial Intelligence) Institute, na Califórnia, foi anunciado como um grande passo na exploração da humanidade do espaço.

Sistemas dentro de um raio de 20 anos-luz do planeta irão receber a mensagem se o projeto for aprovado. “Poderia haver muitas civilizações lá fora, mas se eles estiverem apenas “à escuta” e ninguém está transmitindo, então nada vai acontecer”, disse David Black, um astrofísico e presidente-executivo do Seti ao Sunday Times“Uma questão é … se formos adiante, qual a mensagem que devemos enviar? Caso seja o trabalho de alguns cientistas ou devemos envolver o mundo inteiro, talvez através da internet?”, disse David. “Durante meio século a SETI foi à procura de algo que nós mesmos não produzimos: transmissões deliberadas no sentido de mundos distantes”, acrescentou Douglas A. Vakoch.

Vários cientistas, incluindo Stephen Hawking, já alertaram para o perigo de convidar "extraterrestres".
Vários cientistas, incluindo Stephen Hawking, já alertaram para o perigo de convidar “extraterrestres”.

O projeto será discutido na reunião anual da Associação Americana de Avanço da Ciência na próxima semana. Importantes acadêmicos, porém, temem que o projeto possa sair pela culatra, já que Stephen Hawking, o cientista mais prolífico do mundo, advertiu contra convidar “extraterrestres” para o nosso planeta. O físico é notoriamente convencido de que há vida fora do planeta Terra, mas falou dos perigos de seres extraterrestres no passado. “Se os extraterrestres nos visitarem, o resultado seria muito parecido como quando Colombo desembarcou na América, o que não deu muito certo para os nativos americanos “, disse ele em um documentário de 2010.

Se o plano for aprovado, os pesquisadores vão usar telescópios de rádio para enviar as mensagens. Os telescópios irão transmitir e refletir a luz de rádio para planetas fora do sistema solar e observar os comprimentos de onda de luz mais longas. Em 1974, um radiotelescópio foi usado para transmitir o maior feixe na história para o universo de Puerto Rico. A transmissão foi enviado do radiotelescópio de Arecibo, e consistiu de uma imagem simples que visa clusters de 21.000 anos-luz de distância.

Com informações do Daily Mail.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!