Home Notícias Ciência Cientistas planejam clonar o único casal de pandas do Reino Unido para salvá-los da extinção

Cientistas planejam clonar o único casal de pandas do Reino Unido para salvá-los da extinção

Publicidade

Cientistas planejam clonar o único casal de pandas do Reino Unido para salvá-los da extinção
Tian Tian e Yang Guang (Foto: Reprodução / Zoológico de Edimburgo)
0
Publicidade

Os cientistas estão planejando clonar os únicos pandas gigantes do Reino Unido em uma tentativa de salvá-los da extinção. Os especialistas, que clonaram a ovelha Dolly, coletaram amostras de tecido da fêmea Tian Tian e do macho Yang Guang no Jardim Zoológico de Edimburgo e os usou para produzir mais células.

Este é o primeiro passo crucial para ser capaz de fazer cópias genéticas dos animais ameaçados de extinção, que somam apenas 2.000 na vida selvagem e em cativeiro.

A equipe do Zoológico está encontrando dificuldades para conseguir fazer os pandas acasalarem e, em março, Tian Tian foi inseminada artificialmente durante o curto período de tempo do ano em que ela é fértil, mas perdeu o filhote durante a gravidez.

Dr. Bill Ritchie, que ajudou na clonagem da ovelha Dolly e está envolvido com o novo projeto através da empresa de biotecnologia Roslin Embryology, disse: “As pessoas são cautelosas quando o assunto é clonagem e preferem ir com métodos convencionais, mas pandas são diferentes por causa de seu estilo de vida. Este é um passo para trazer de volta uma espécie em extinção ou ajudar a preservá-los”.

A descoberta foi encontrar ‘células progenitoras multipotentes’ raras na bochecha do panda. Semelhante às células estaminais, que pode ser cultivada em células especializadas tais como nervos ou músculos.

Com informações do Daily Mail

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!