Home Notícias Ciência Cientistas desenvolvem método para produzir proteínas com a mente

Cientistas desenvolvem método para produzir proteínas com a mente

Cientistas desenvolvem método para produzir proteínas com a mente
Foto: © AFP MIGUEL MEDINA imagem / ilustrativa
0
Foto: © AFP MIGUEL MEDINA imagem / ilustrativa

De acordo com o jornal The Independent,  pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, conseguiram pela primeira vez transmitir, sem a ajuda de fios, ondas cerebrais para uma rede de genes e controlá-las com uma espécie de chave especial de acordo com o tipo de pensamento. O método permite controlar os genes com a mente pra produzir proteínas.

“Controlar a expressão gênica por meio do pensamento é um sonho que tentamos alcançar há mais de uma década”, diz o pesquisador Martin Fussenegger.  Segundo os cientistas, inicialmente, o ‘switch’ foi visto em células humanas cultivadas em camundongos, nos quais as corrente sanguínea espalham uma proteína humana, secretado fosfatase alcalina (SEAP).

Os pesquisadores explicam que o princípio de funcionamento do dispositivo combina duas de ponta métodos científicos: um fone de ouvido que pode diferenciar atividades das ondas cerebrais como a concentração e relaxamento, e um implante nos genes de engenharia genética para que reajam à luz.

“Nós projetamos isso para que possa ser aplicado em pessoas que não podem se comunicar com o mundo exterior, se não pela atividade do cérebro e das ondas mentais. Isso soa como ficção científica, mas é apenas uma interligação entre diferentes tecnologias”, disse Fussenegger.

No entanto, os cientistas admitem que a experiência é única no ensaio inicial, mas algum dia poderia fornecer um mecanismo de tratamento para pacientes com dor crônica ou epilepsia.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!