Home Notícias Universo Cientistas descobrem novo planeta com um sistema solar triplo

Cientistas descobrem novo planeta com um sistema solar triplo

Cientistas descobrem novo planeta com um sistema solar triplo
Imagem ilustrativa www.astroart.org/David A. Hardy.Â
0

Uma equipe de cientistas do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (Harvard–Smithsonian Center for Astrophysics, no inglês) anunciou a descoberta de um sistema solar triplo com um planeta em órbita estável, de acordo com um estudo publicado na revista The Astronomical Journal.

O objeto de estudo era um sistema estelar inicialmente considerado como binário: o KELT-4AB. Acredita-se que este sistema, descoberto há 40 anos, era composto de duas estrelas. No entanto, descobriu-se que uma das estrelas era na verdade um conjunto de duas estrelas.

Os planetas com três estrelas são raros, com este novo são apenas quatro conhecidos. De acordo com o estudo, o novo planeta KELT-4AB, um gigante gasoso, semelhante em tamanho a Júpiter, leva cerca de três dias da Terra para fazer uma volta completa em torno da estrela KELT-A, que serve como um sol.

Duas outras estrelas, chamados KELT-B e KELT-C, estão localizados muito mais longe e levam 4000 anos para orbitar KELT-A. Além disso, estas duas estrelas distantes orbitam entre si em uma translação que dura 30 anos. A descoberta é baseada em dados obtidos pelos telescópios KELT, com instalações no Arizona, EUA, e Sutherland, África do Sul.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!