Home Notícias Universo Cientistas descobrem novo planeta com um sistema solar triplo

Cientistas descobrem novo planeta com um sistema solar triplo

Imagem ilustrativa www.astroart.org/David A. Hardy.Â
0

Uma equipe de cientistas do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (Harvard–Smithsonian Center for Astrophysics, no inglês) anunciou a descoberta de um sistema solar triplo com um planeta em órbita estável, de acordo com um estudo publicado na revista The Astronomical Journal.

O objeto de estudo era um sistema estelar inicialmente considerado como binário: o KELT-4AB. Acredita-se que este sistema, descoberto há 40 anos, era composto de duas estrelas. No entanto, descobriu-se que uma das estrelas era na verdade um conjunto de duas estrelas.

Os planetas com três estrelas são raros, com este novo são apenas quatro conhecidos. De acordo com o estudo, o novo planeta KELT-4AB, um gigante gasoso, semelhante em tamanho a Júpiter, leva cerca de três dias da Terra para fazer uma volta completa em torno da estrela KELT-A, que serve como um sol.

Duas outras estrelas, chamados KELT-B e KELT-C, estão localizados muito mais longe e levam 4000 anos para orbitar KELT-A. Além disso, estas duas estrelas distantes orbitam entre si em uma translação que dura 30 anos. A descoberta é baseada em dados obtidos pelos telescópios KELT, com instalações no Arizona, EUA, e Sutherland, África do Sul.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!