Notícias

Cientistas descobrem como armazenar imagens digitais no DNA

A estimativa é que o “universo digital” consiga bater os 44 trilhões de gigabytes em 2020, o que excede nossas capacidades de armazenamento. A fim de compensar esta falta de espaço, os pesquisadores desenvolveram uma técnica que armazena informação digital dentro do DNA.

Embora a ideia já tenha sido testada antes, agora os pesquisadores têm codificado dados digitais de arquivos de imagem em uma sequência de nucleótidos de trechos de DNA sintético e reverteram o processo para recuperá-los sem perda de dados.

A nova técnica desenvolvida pela Universidade de Washington em Seattle, EUA, em conjunto com os pesquisadores da Microsoft poderia reduzir a necessidade de armazenar os dados digitais para um pequeno espaço em uma molécula de DNA. Desta maneira, é possível armazenar informações milhões de vezes mais compacta do que as tecnologias de arquivamentos atuais, informa o portal da universidade.

Em um documento apresentado este mês pela equipe de cientistas e engenheiros elétricos, é detalhado o funcionamento de um dos primeiros sistemas completos para codificar, armazenar e recuperar dados digitais em uma molécula de ácido desoxirribonucleico.

A equipe codificou com sucesso dados digitais de quatro arquivos de imagem nas sequências de monômeros orgânicos chamados de nucleotídeos, em fragmentos de DNA sintéticos. Para se ter uma ideia, o DNA é um polímero de nucleótidos, isto é, um composto que consiste em muitas unidades simples ligadas entre si, como um longo trem composto por vagões. No DNA, cada vagão é um nucleótido.

Cientistas desenvolveram uma técnica que armazena imagens digitais dentro da mancha cor de rosa no DNA que se situa na extremidade de um tubo de ensaio.
Técnica armazena imagens digitais dentro da mancha cor de rosa no DNA que se situa na extremidade de um tubo de ensaio (Foto: University of Washington)

No entanto, a equipe descobriu não só como codificar os dados, mas também foi capaz de reverter esse processo recuperando as sequências corretas a partir de um conjunto mais amplo de DNA e reconstruir imagens sem perder um único byte de dados.

“A vida criou esta molécula fantástica de DNA que armazena de forma eficiente todos os tipos de informações sobre genes e como um sistema vivo funciona. É muito, muito compacto e muito resistente”, diz o co-autor do estudo, Luis Ceze. “Nós estamos essencialmente dando um novo propósito ao DNA para armazenar dados digitais -fotos, vídeos e documentos- para que durem centenas ou milhares de anos”, diz ele.

As moléculas de DNA são capazes de armazenar informação muito mais densas do que as tecnologias existentes para o armazenamento digital, explicaram os pesquisadores. Todos os dispositivos digitais de armazenamento que usamos -pen drives, discos rígidos, meios magnéticos e ópticos- degradam depois de alguns anos. Mas usar esse novo método irá preservar informações por séculos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.