Variedades

Cientistas apontam que hormônio do amor também pode provocar violência

A ocitocina é uma substância chamada de “hormônio do amor”, já que sua produção é associada às relações afetivas, fazendo-se presente no corpo dos amantes ou de mães e filhos pequenos. Sua aparição é estimulada pela amamentação e ela causa, por exemplo, as contrações do útero durante o parto e da vagina durante o orgasmo. Mas isso não é tudo, e suas características não são tão coerentes e previsíveis quanto se imaginava.

oxitocina-alcohol-oscuro--644x362

Recentemente, uma equipe de cientistas realizou uma pesquisa, publicada na revista Neuroscience and Biobehavioral Reviews, que mostra que a ocitocina modifica o comportamento das pessoas de uma forma muito similar à do álcool: provoca o mesmo efeito desinibidor, o que pode causar atitudes precipitadas e uma agressividade excessiva. Ao produzir o chamado (pelo menos, até agora) hormônio do amor, os circuitos cerebrais responsáveis pela inibição social diminuem sua atividade. Assim, o medo e a ansiedade se diluem, deixando o indivíduo em um estado de verdadeira embriaguez.

Essa característica pode ser positiva em certos casos e em certas “quantidades”, afirmam os especialistas. Os resultados dessa pesquisa poderão ajudar a desenvolver tratamentos psicológicos e psiquiátricos baseados na compreensão dos efeitos dos hormônios no comportamento das pessoas.

Com informações do abc ES

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.