Home Notícias Ciência Cientistas afirmam ter imitado a evolução natural em um tubo de ensaio

Cientistas afirmam ter imitado a evolução natural em um tubo de ensaio

Ribozima. Foto: RT
0

Cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps, em San Diego, Califórnia, afirmaram ter simulado a evolução natural em um tubo de ensaio com o intuito de chegar a uma enzima que pode ter sido crucial para a origem da vida na Terra. As informações são do Daily Mail.

A enzima é chamada ribozima, e é feita a partir de ácido ribonucleico (RNA) – uma molécula que já é conhecida como sendo essencial para a criação de formas de vida. A enzima em questão não só revela pistas sobre como a vida pode ter começado, e, posteriormente, evoluiu – a descoberta pode fornecer uma ferramenta para a evolução de moléculas no futuro.

Formas de vida modernas baseados em DNA parecem ter evoluído a partir de um “mundo de RNA” mais simples, em que as moléculas auto-replicadas evoluíram. A enzima recém-criada funciona de uma forma semelhante. Ele entrelaça um fio ‘cópia’ de RNA, usando um filamento de RNA original como uma referência ou ‘modelo’, de acordo com o estudo publicado na revista Nature.

Uma ilustração do hemisfério ocidental no período jurássico adiantado (muito tempo depois de os primeiros organismos evoluíram).

Mas isso não clona uma molécula que é idêntica a si mesma. Em vez disso, ele faz uma imagem espelho de si mesmo – como a mão esquerda à direita. Isso significa que ele pode criar um ‘vínculo’ de forma mais eficiente para desenvolver uma forma de estar. O surgimento de tais enzimas em um mundo RNA primordial – que os novos estudos mostraram foi plausível – pode ter sido a chave para criar as primeiras formas de vida.

“Quando eu começar a dizer às pessoas sobre isso, elas às vezes me pergunta se estamos apenas sugerindo a possibilidade de tal enzima – mas não, nós realmente a fizemos”, disse o professor Gerald Joyce, da universidade ao Daily Mail.

A nova enzima foi criada usando uma técnica chamada evolução de proveta. O professor Joyce e o pesquisador de pós-doutorado Jonathan Sczepanski começaram com uma “sopa” de cerca de um quatrilhão de moléculas de RNA curto. Suas sequências eram essencialmente aleatório e todos eram “destro”. Eles deliberadamente configuraram as moléculas para criar uma “reação de junção” – assim as moléculas destras se juntaram com a esquerda. Eles poderiam, então, ser puxado para fora da solução, e amplificado. Depois de 10 dessas rodadas de seleção-e-amplificação, os pesquisadores tiveram um forte candidato ribozimas. O professor Joyce disse: “Em última análise, o que se quer é transformá-lo solto, no laboratório, é claro, não na natureza, para deixá-lo começar a se replicar e evoluir e ver o que resulta”.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!