Home Notícias Ciência Cientista cria ‘fórmula do voo perfeito’ para viajantes

Cientista cria ‘fórmula do voo perfeito’ para viajantes

Publicidade

Cientista cria ‘fórmula do voo perfeito’ para viajantes
Foto: Wikipedia
0
Publicidade

(ANSA) – Horário de partida, espaço para as pernas e, sobretudo, pontualidade na partida. Esses são os três fatores chaves que farão com que uma viagem seja melhor, mais bonita e bem organizada segundo um cálculo matemático desenvolvido pela cientista Eugenia Cheng, da Universidade de Sheffield.

De acordo com o estudo, a fórmula (M+S-76)P/100=? é a conta perfeita para descobrir se seu voo será bom ou não. As letras representam os três fatores: M = momento, S = espaço e P = pontualidade.

O cálculo foi baseado em 2,5 mil respostas de viajantes internacionais sobre as suas próprias preferências de voos e permite calcular um índice de perfeição em uma escala de 0 a 64. Para se ter uma ideia, as viagens em classe econômica atingem 46 pontos.

O “momento” do deslocamento é o mais importante para os entrevistados, sendo que 44% deles diz que o horário de partida é o que mais incide na escolha da passagem. Para a maioria (52%), o melhor momento é a manhã enquanto 27% escolhem viajar no início da noite. Para refletir o peso dessa preferência, foi atribuída uma pontuação de 40 para voos matutinos, 20 para noturnos e 12 para a tarde.

Já no quesito “espaço para as pernas”, dois terços dos viajantes (61%) disseram que ele é o principal componente para um trajeto satisfatório. O cálculo, portanto, penaliza cada voo que ofereça um espaço entre assentos com dimensão inferiores a distância padrão da classe econômica (76,2cm).

Para 38% das pessoas entrevistadas, a “pontualidade” do voo é fator determinante para a satisfação. Um ranking divulgado pela Flightstats.com, que monitora todos os voos do mundo, mostram que as companhias aéreas KLM, SAS, Iberia, Lufthansa, Air Berlin e Easyjet têm entre 90,6% e 85% de suas viagens aterrissando no horário previsto.

Com base nos resultados, a “viagem perfeita” é um voo pela manhã, com um espaço para pernas de 100 centímetros e um índice de pontualidade próximo a 100.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!