Home Notícias Ciência Cientista anuncia primeiro transplante de cabeça para 2017 e gera polêmica

Cientista anuncia primeiro transplante de cabeça para 2017 e gera polêmica

Cientista anuncia primeiro transplante de cabeça para 2017 e gera polêmica
Foto: Reprodução/RT/REUTERS/Kham
0

A primeira operação de transplante de cabeça humana irá acontecer em 2017. O anúncio da implementação desta tecnologia inovadora já gerou uma polêmica profunda na sociedade sobre questões éticas. 

Sergio Canavero, médico do grupo avançado de Neuro modulação médica de Turim, na Itália, que desenvolveu há alguns meses um método de transplante de cabeça humana, disse que a primeira destas operações será possível em 2017, informa o jornal “New Scientist“. O cientista diz que mediante um corpo doado o paciente pode combater vários tipos de câncer e degeneração dos nervos.

O processo envolve a ligação da parte da coluna vertebral na cabeça separada com a parte da coluna vertebral que está no corpo receptor usando uma substância química. Depois, os cirurgiões suturam músculos e vasos sanguíneos.

O paciente deve permanecer em coma por cerca de quatro semanas para evitar o movimento enquanto eletrodos implantados na coluna estimulam a criação de novas conexões nervosas. Embora a pessoa operada seja capaz de falar e mover a cabeça uma vez fora do coma, ela não poderá andar por pelo menos um ano após a operação.

No entanto, a tecnologia desenvolvida por Canavero já provocou uma grande controvérsia social, tanto de forma ética como do ponto de vista técnico.

 

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!