Home Notícias Saúde Chá de hibisco potencializa o processo de emagrecimento, conheça os benefícios

Chá de hibisco potencializa o processo de emagrecimento, conheça os benefícios

Publicidade

Chá de hibisco potencializa o processo de emagrecimento, conheça os benefícios
chá de Hibiscus. Foto: divulgação
0
Publicidade

Já ouviu falar da flor chamada Hibiscus sabdariffa? É o chá feito a partir do cálice do botão seco da flor: o chá de hibisco. A mais pura verdade, é que a bebida tem mesmo se popularizado entre os que desejam emagrecer, mas não existe segredo ou efeito “milagroso”. Os benefícios, que vão além da perda de peso, tornam-se mais efetivos quando o chá é consumido, tendo uma dieta balanceada associada à prática de atividade física. “Somente o chá não fará você perder peso rapidamente”, diz a nutricionista Nicole Benevides, pós-graduada em Nutrição Clínica Estética e Nutrição Funcional.

Ela esclarece que algumas partes da planta poderão ser adicionadas a culinária. As folhas e o cálice, por exemplo, são usados em saladas e também na fabricação de geleias, doces, sucos, vinagre etc. O chá, por sua vez, deriva dos cálices da flor secos à sombra.

Foto: divulgação
Flor de Hibiscus sabdariffa. Foto: divulgação

“Para preparar o chá, aqueça uma xícara de 200 ml de água até que inicie a fervura. Desligue o fogo, acrescente uma colher de chá cheia da erva e abafe por três a cinco minutos. Coe e sirva”, ensina a nutricionista.

Os nutrientes que se destacam em uma porção nutricionalmente recomendada são as vitaminas C e A e os minerais: cálcio, magnésio, potássio e ferro, além de substâncias antioxidantes, como os polifenois, antocianinas e o ácido málico. São vários benefícios, segundo Nicole Benevides.

“Podemos também perceber a redução da gordura e auxílio no processo de emagrecimento, redução dos níveis de colesterol e da pressão arterial, ou seja, proteção cardiovascular. É digestivo, laxante e diurético; atua em dores articulares, retarda o envelhecimento celular, auxilia no processo de detoxificação e eliminação de toxinas do organismo, entre outros. É importante lembrar que todos esses benefícios dependem do consumo regular”, ressalta.

Regular e equilibrado. Isso porque, ingerir em excesso pode causar riscos à saúde. Dentre os efeitos desagradáveis, a nutricionista diz que existe a possibilidade de intoxicação e diarreia. Ela também não aconselha o consumo por gestantes, uma vez que ainda não há segurança científica sobre os efeitos do chá nessas pessoas.

A “fama” de que a bebida emagrece é pelo fato de existir polifenois no cálice das flores de hibisco. São eles que inibem a formação de tecidos gordurosos e estimulam o aumento do metabolismo, sem serem estimulantes. Os efeitos diurético, laxante e de eliminação de toxinas também auxiliam no emagrecimento.

Mas os benefícios do chá podem ser potencializados se o consumo for associado a um de plano alimentar adequado. A dica da nutricionista é associá-lo ao limão, fruto alcalino e rico em vitamina C. “Auxilia na formação de colágeno e diurese, que leva a uma pele mais firme e menos inchada”, recomenda.

Nicole Benevides chama a atenção, no entanto, para a perda de nutrientes que pode ocorrer, dependendo das condições de preparo da bebida. A preferência, conforme destaca, deve ser pela erva desidratada e pura, se possível orgânica, para que se possa aproveitar melhor a ação terapêutica do hibisco.

“Os saquinhos, às vezes, camuflam o que tem dentro, por isso, se optar por utilizar os sachês devido à praticidade, a escolha deve ser os saquinhos mais finos. Deve-se também evitar papelão e papel, pois dificultam a extração do princípio ativo da erva”, diferencia.
Além disso, é importante que o chá sempre esteja guardado em um frasco fechado, de modo a protegê-lo da luz, da umidade e do calor. Estes cuidados preservarão o princípio ativo e as funções da bebida.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!