Home Notícias Ciência Cern consegue imagem mais nítida do bóson de Higgs

Cern consegue imagem mais nítida do bóson de Higgs

Publicidade

Cern consegue imagem mais nítida do bóson de Higgs
Foto: Divulgação / CERN
0
Publicidade

(ANSA) – Os cientistas do Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) conseguiram obter a imagem mais nítida e mais precisa do bóson de Higgs, a “partícula de deus”, informou nesta terça-feira (01) a entidade. A descoberta permitiu que fosse entendido como a partícula consegue obter massa e confirmou a aplicação do modelo Standard. O resultado anunciado hoje em Genebra foi obtido recolhendo os dados dos experimentos feitos pelo Atlas e pelo CMS desde 2012.

Os dois grupos, que chegaram a competir para ver quem descobriria a partícula primeiro, atualmente trabalham juntos para entender os resultados obtidos através do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês). O esforço coletivo de cerca de duas mil pessoas permitiu com que, em maio deste ano, fosse definida a medida mais precisa da massa do bóson de Higgs. Os novos dados descrevem como a partícula interaje com seu meio.

“Combinar os dados dos dois experimentos permitiu um altíssimo nível de precisão para atingir um objetivo que teria demorado mais dois anos de trabalho”, destacou o diretor-geral do Cern, Rolf Heuer. Já o responsável pelo experimento da CMS, Tiziano Camporesi, informou que “combinar os dados foi um trabalho enorme, no qual foram analisados 4,2 mil parâmetros”.

O presidente do Instituto de Física Nuclear (INFN), Antonio Masiero, ressaltou que unir “os dados dos dois experimentos parece fácil, mas não é porque cada um desses itens obtidos revelou dados diversos e com diferentes graus de precisão”. Ainda de acordo com a entidade, os documentos analisados até o momento são da época que o LHC estava operando de maneira mais baixa, com sete trilhões de elétron-volts (7 TeV). Atualmente, o equipamento está atuando em 13 TeV. “Vai ser interessante ver se a imagem será confirmada também pelos novos dados recolhidos na energia mais elevada”, conclui Masiero.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!