Notícias

Capital do Rio Grande do Norte comemora 415 anos

Hoje a cidade de Natal, no Rio Grande no Norte, completa 415 anos desde sua fundação. Caso você ainda não saiba, a cidade do Natal não leva este nome a toa. A capital potiguar foi fundada em 1599, às margens do Rio Potengi, justamente no dia 25 de dezembro daquele ano. Portanto, a cidade também conhecida por noiva do sol está Festa!

A história começa lá pelas Capitanias Hereditárias em 1530, quando o Rei de Portugal “Dom João III” divide o Brasil em lotes, e as terras que hoje correspondem ao Rio Grande do Norte passam a ser administradas por “João de Barros” e “Aires da Cunha”, muito embora os franceses já tivessem descoberto a região anos antes para contrabandear Pau-Brasil.

Uma curiosidade: por causa deste contato prévio com os franceses, os índios potiguares, ajudaram a combater os colonizadores portugueses quando eles chegaram por aqui, tornando as primeiras missões de colonização um verdadeiro fracasso.

Somente 62 anos depois, no dia 25 de dezembro de 1597, uma nova expedição portuguesa consegue reconquistar a capitania e expulsar os franceses. Desta vez, a expedição é comandada por “Mascarenhas Homem” e “Jerônimo de Albuquerque”.

Para se proteger do ataque dos índios e dos corsários franceses, a dupla e seus homens começam a construir um forte que foi batizado como a “Fortaleza dos Reis Magos”, por ter sido iniciado no dia dos Santos Reis.

O povoado formado logo após a conclusão do forte, segundo alguns historiadores, chegou a ser chamado de “Cidade dos Reis”, mas logo em seguida virou “Cidade do Natal”.

O novo nome, explica-se oficialmente em duas versões:

1) Refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi;

2) Refere-se a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.

Com uma área de 170,298 km², Natal possui hoje cerca de 817.590 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), de 2012, e é mundialmente conhecida por suas belezas naturais, lindas praias, dunas, lagoas e coqueiros. Parabéns Natal!

Com informações da Prefeitura do Natal*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.