Home Notícias Brasil RN Capital do Rio Grande do Norte comemora 415 anos

Capital do Rio Grande do Norte comemora 415 anos

Capital do Rio Grande do Norte comemora 415 anos
Foto: Reprodução / Google Imagens
0

Hoje a cidade de Natal, no Rio Grande no Norte, completa 415 anos desde sua fundação. Caso você ainda não saiba, a cidade do Natal não leva este nome a toa. A capital potiguar foi fundada em 1599, às margens do Rio Potengi, justamente no dia 25 de dezembro daquele ano. Portanto, a cidade também conhecida por noiva do sol está Festa!

A história começa lá pelas Capitanias Hereditárias em 1530, quando o Rei de Portugal “Dom João III” divide o Brasil em lotes, e as terras que hoje correspondem ao Rio Grande do Norte passam a ser administradas por “João de Barros” e “Aires da Cunha”, muito embora os franceses já tivessem descoberto a região anos antes para contrabandear Pau-Brasil.

Uma curiosidade: por causa deste contato prévio com os franceses, os índios potiguares, ajudaram a combater os colonizadores portugueses quando eles chegaram por aqui, tornando as primeiras missões de colonização um verdadeiro fracasso.

Somente 62 anos depois, no dia 25 de dezembro de 1597, uma nova expedição portuguesa consegue reconquistar a capitania e expulsar os franceses. Desta vez, a expedição é comandada por “Mascarenhas Homem” e “Jerônimo de Albuquerque”.

Para se proteger do ataque dos índios e dos corsários franceses, a dupla e seus homens começam a construir um forte que foi batizado como a “Fortaleza dos Reis Magos”, por ter sido iniciado no dia dos Santos Reis.

O povoado formado logo após a conclusão do forte, segundo alguns historiadores, chegou a ser chamado de “Cidade dos Reis”, mas logo em seguida virou “Cidade do Natal”.

O novo nome, explica-se oficialmente em duas versões:

1) Refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi;

2) Refere-se a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.

Com uma área de 170,298 km², Natal possui hoje cerca de 817.590 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), de 2012, e é mundialmente conhecida por suas belezas naturais, lindas praias, dunas, lagoas e coqueiros. Parabéns Natal!

Com informações da Prefeitura do Natal*

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!