Notícias

Campanha ‘Mais Mulheres na Política’ será lançada em Natal

A campanha Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil precisa da bancada feminina do Senado por Mais Mulheres na Política, será lançada as 09 horas, em audiência pública no Plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, na próxima segunda-feira (26).

A proposição é da senadora Fátima Bezerra, da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, representada pela senadora Vanessa Grazziotin (AM), e da deputada federal Zenaide Maia e conta com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN.

Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil precisa é um movimento iniciado em março deste ano pela bancada feminina do Congresso Nacional em favor de reserva de cadeiras para mulheres nos três níveis do parlamento. Hoje a média de mulheres nas casas legislativas é de 10% no Senado, na Câmara dos Deputados, nas assembléias legislativas e câmaras de vereadores, apesar de elas serem cerca de 52% do eleitorado e 40 % da força produtiva nacional.

A audiência pública vai debater o espaço das mulheres na política por meio da PEC da Mulher (98/2015), matéria que prevê a reserva de 10% das cadeiras nas próximas eleições, 12% nas eleições seguintes e 16% nas que se seguirem. A PEC foi aprovada em segundo turno pelo Senado e tramita agora na Câmara dos Deputados.

Bancada feminina

Atualmente, o estado do Rio Grande do Norte no senado conta com uma representante do sexo feminino, a senadora Fátima Bezerra (PT). Na Câmara Federal das oito vagas apenas uma, é ocupada por uma mulher, a deputada Zenaide Maia (PR). Já na Assembléia Legislativa, a bancada estadual é formada por 24 deputados, sendo apenas duas mulheres, Márcia Maia (PSB) e Cristiane Dantas (PC do B).

No mapa de representação de mulheres nos parlamentos do mundo, elaborado pela União Interparlamentar e pela ONU Mulheres, dentre os países pesquisados, o Brasil aparece na 158º posição. Na América Latina aparece atrás da Argentina, México, Cuba e Bolívia. E à frente apenas de Belize.

Serviço
Audiência Pública Mais Mulheres na Política
Data: 26/10 (segunda) | 09h
Local: Assembleia Legislativa RN

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.