Home Notícias Brasil RN Natal Caminhada chama atenção para doenças inflamatórias intestinais em Natal

Caminhada chama atenção para doenças inflamatórias intestinais em Natal

Publicidade

Caminhada chama atenção para doenças inflamatórias intestinais em Natal
Imagem: Reprodução / Abrapreci
0
Publicidade

Natal recebe nesta quarta-feira (18) a I Caminhada para Doenças Inflamatórias Intestinais. O evento começa às 15h, no Bosque das Mangueiras, no bairro de Lagoa Nova. A caminhada integra o Maio Roxo, que acontece em várias cidades brasileiras e capitais mundiais com o objetivo de chamar atenção da população sobre a Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa. Os problemas atingem quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Além da caminhada, acontecerão atividades recreativas e serviços clínicos de nutricionistas, que estarão realizando o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) dos participantes. De acordo com o médico gastroenterologista e diretor regional da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), Dr. Marco Zerôncio, a falta de informação sobre o problema agrava o quadro de muitos pacientes.

“É comum confundir os sintomas das doenças inflamatórias intestinais com os da gastroenterite ou da síndrome do intestino irritável. Muitas pessoas também relacionam os problemas à alimentação. Elas acabam não procurando um médico, o que retarda diagnóstico e agrava a doença”, explica.

A Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa comprometem o intestino e são consideradas crônicas (não têm cura). Os principais sinais e sintomas são diarreia, que pode ser sanguinolenta, acompanhada de dor abdominal, perda de peso e muitas vezes anemia. Além disso, podem ocorrer febre, afta e dores articulares.

Uma vez diagnosticadas, elas podem ser tratadas, permitindo que o paciente tenha uma vida normal e ativa. Não há informações precisas sobre suas causas, mas há consenso entre os especialistas de que fatores genéticos, imunológicos e ambientais, juntos, desencadeiam os problemas. O início da sintomatologia geralmente ocorre dos 20 aos 40 anos, mas pode aparecer em qualquer idade.

Serviço:

I Caminhada em prol do Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais

Data: 18/05/2016 (quarta-feira)

Hora: 15h

Local: Bosque das Mangueiras, Lagoa Nova, em frente à UNP da Nascimento de Castro

Entrada Gratuita

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!