Câmara aprova em 2º turno doação de empresas a partidos

(Agência Câmara Notícias) – Com a análise sobre financiamento de campanha, deputados concluíram a votação da PEC da reforma política. O texto agora será enviado ao Senado.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, o financiamento de campanhas com doações de pessoas físicas a candidatos e a partidos e de empresas a partidos. Esta foi a última votação em segundo turno da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política (182/07). O texto foi aprovado por 317 votos a 162.

Inicialmente, destaques do PT e do PPS pediam a retirada apenas da parte do texto que permite a doação por parte de empresas. No entanto, após decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, na qual acatou questão de ordem dos deputados Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Mendonça Filho (DEM-PE), esses destaques foram indeferidos e, para garantir a votação em dois turnos do tema, o artigo todo foi votado novamente e não somente a parte pretendida pelos partidos contrários ao financiamento privado de campanhas.

No primeiro turno, a matéria foi aprovada por 330 votos a 141. Com o encerramento das votações em segundo turno, a PEC será enviada ao Senado. Confira aqui como votaram os deputados.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!