Home Notícias Brasil RN Mossoró Caern instala mais de 3 mil hidrômetros em Mossoró

Caern instala mais de 3 mil hidrômetros em Mossoró

Caern instala mais de 3 mil hidrômetros em Mossoró
Foto: Divulgação / CAERN
0

Em Mossoró, de fevereiro a maio de 2016 foram instalados 3.300 novos hidrômetros, incluindo substituições de antigos e em locais que ainda não possuíam o equipamento. O cronograma de instalação dos medidores de água na cidade segue no bairro Santo Antônio (área do Santa Helena). Depois a empresa contratada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) segue para Barrocas, Ilha de Santa Luzia, Inocoop do Alto de São Manoel, Doze Anos e parte do Santo Antônio. As instalações dos medidores de consumo de água são importantes para garantir a distribuição e cobrança justa do produto.

Os bairros que já receberam o equipamento foram parte do Alto da Conceição, Vingt Rosado, Alto da Pelonha, Aeroporto, Bom Jardim, Santa Delmira, Abolição IV, Três Vintêns e Nova Betânia. Em 2015, foram substituídos em Mossoró um total de 3.877 hidrômetros. Eram equipamentos que estavam danificados ou que tinham mais de oito anos de uso. Além desses, no ano passado foram instalados mais 1.554 medidores em imóveis que ainda não tinham o hidrômetro.

A conscientização dos consumidores é o maior aliado contra o desperdício. Existem usuários resistentes a instalação dos hidrômetros, mas também existem os que compreendem a importância do equipamento para o bem coletivo e individual. Ele é importante tanto para o usuário que passa a ter parâmetro do seu consumo, quanto para a Caern que consegue mensurar o uso de água com acompanhamento periódico.

A necessidade de hidrometração é fundamental para o bom desempenho do sistema de abastecimento e está prevista em lei. De acordo com o artigo 40 da Lei 11.445, que estabelece as diretrizes do saneamento básico, a prestação do serviço de fornecimento de água pode ser interrompido caso haja “negativa do usuário em permitir a instalação de dispositivo de leitura de água consumida, após ter sido previamente notificado a respeito”.

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!