Notícias

Cadastro Único/Bolsa Família ganha telefone gratuito em Natal

Importante ferramenta para otimizar a gestão dos programas sociais e auxiliar na implementação e no aprimoramento de políticas públicas, o Cadastro Único/Bolsa Família conta agora com um telefone gratuito. Todas as famílias existentes no município de Natal, inscritas ou não no Cadastro Único, podem acessar o número: 0800 282-4747 para obterem informações e orientações sobre o serviço.

Os dados do Cadastro são importantes para que o governo federal conheça a realidade das famílias e desenvolva ou aprimore políticas específicas para as que se encontram em vulnerabilidade social.

O Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país visando incluí-las nos programas sociais do Governo Federal como: o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica.

“A atualização dos dados deve ser feita sempre que houver mudança na situação da família ou, no máximo, a cada dois anos. O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, não seleciona famílias que estejam com os dados desatualizados. Por isso, a atualização é tão importante”, ressalta a coordenadora do Cadastro Único/Bolsa Família, Carla Gleibe.

Para fazer a atualização ou a confirmação dos dados, o beneficiário deve procurar as unidades descentralizadas de Lagoa Nova ou Igapó ou um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.

Inscrição

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda familiar total de até três salários mínimos.

A inscrição da família no Cadastro Único não garante a entrada automática nos programas. Cada um tem suas regras de concessão.

“É preciso que uma pessoa da família seja responsável por responder às perguntas da entrevista de cadastramento. Essa pessoa deve ter pelo menos 16 anos e, de preferência, ser uma mulher. Todas as pessoas que moram na mesma casa e dividem renda e despesas devem ser cadastradas em uma mesma família.”, explica a coordenadora.

Para o responsável pela família, os documentos obrigatórios para o cadastramento são: CPF ou Título de Eleitor. As outras pessoas da família devem apresentar certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor.

Serviço
Telefone Gratuito do Cadastro Único/Bolsa Família
0800 282-4747
Horário: 08h às 17h

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.