Home Notícias Tecnologia Cabo “antiespionagem” será o eixo de comunicação entre o Brasil e a Europa

Cabo “antiespionagem” será o eixo de comunicação entre o Brasil e a Europa

Cabo “antiespionagem” será o eixo de comunicação entre o Brasil e a Europa
0

A Telebras e a Islalink assinaram um acordo para construir um cabo submarino que irá ligar a Europa e o Brasil sem a mediação dos EUA, conforme relatado em um comunicado conjunto. A Telebras terá 35% de participação na nova empresa, IslaLink 45% e 20% de um terceiro acionista brasileiro, que será definido após a constituição da empresa e antes do lançamento do cabo.

O cabo irá fornecer mais de 30 terabits por segundo (Tbps) de capacidade e necessita de um investimento de 185 milhões de dólares (aproximadamente R$ 573 milhões ) para interligar o Brasil e a Europa. Além disso, também se estuda a possibilidade do cabo passar pela Guiana Francesa, Cabo Verde, Canárias e Madeira é estudado.

Este projeto permitirá que o Brasil e outros países latino-americanos tenham acesso direto aos maiores Pontos de Intercâmbio de Tráfego (IXP) no mundo, localizadas nas cidades de Frankfurt, Amsterdã, Londres e Paris. Este cabo, que será distribuído entre a cidade brasileira de Fortaleza e Lisboa, capital portuguesa, também elimina o risco de que voltem a acontecer casos de espionagem por parte dos EUA no Brasil, como foi revelado por Edward Snowden.

As informações são da Europapress

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!