Home Notícias Mundo Brasil e Argentina criam acordo bilateral de coordenação política

Brasil e Argentina criam acordo bilateral de coordenação política

Brasil e Argentina criam acordo bilateral de coordenação política
Ministro José Serra e o presidente da Argentina, Mauricio Macri (Foto: Divulgação)
0

Em um encontro realizado nesta segunda-feira (23), o ministro das Relações Exteriores, José Serra, e o presidente da Argentina, Mauricio Macri, trataram do estreitamento das relações entre os dois países e do fortalecimento do Mercosul – Mercado Comum do Sul.

A aproximação entre os dois países latino americanos já havia sido mencionada como prioritária por Serra em seu discurso de posse, no dia 18 de maio.

Acordo bilateral

Ainda nesta segunda-feira, Serra assinou um tratado de cooperação com a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, que criou o Mecanismo de Coordenação Política Brasil – Argentina. O acordo cria um foro com o objetivo de fortalecer o intercâmbio de opiniões sobre temas das agendas bilateral, regional e global; e o acompanhamento dos projetos estratégicos, principalmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, comércio energia.

Em seu discurso de posse, Serra destacou que uma das prioridades em curto prazo será a intensificação das relações com a Argentina, com a qual o Brasil passou a “compartilhar referências semelhantes para a reorganização da política e da economia”, renovar o Mercosul “para corrigir o que precisa ser corrigido” e “construir pontes com a Aliança do Pacífico”, integrada pelo Chile, a Colômbia, Costa Rica, o México e o Peru.

De acordo com o Itamaraty, os trabalhos do grupo de coordenação política serão presididos pelos Vice-Chanceleres (secretário-geral das Relações Exteriores do Brasil e secretário de Relações Exteriores da Argentina). As reuniões devem acontecer ao menos duas vezes por ano, sendo uma delas para definir uma agenda comum de trabalhos, e outra, no início do segundo semestre, para afinar as posições para a Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!