Home Notícias Brasil Bolsas de pesquisa, inovação e intercâmbio serão oferecidas pelos institutos federais

Bolsas de pesquisa, inovação e intercâmbio serão oferecidas pelos institutos federais

Bolsas de pesquisa, inovação e intercâmbio serão oferecidas pelos institutos federais
Foto: divulgação
0

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão todos autorizados a ceder bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio para estudantes, professores e pesquisadores externos ou de empresas. Segundo o Ministério da Educação, as bolsas de intercâmbio são concedidas no plano de programas e projetos institucionais que envolvam a troca de experiência ou o conhecimento em ações de ensino, pesquisa aplicada, extensão ou inovação.

De acordo com o Ministério da Educação, as bolsas serão concedidas no plano de programas e projetos institucionais. Os beneficiários das bolsas serão os servidores públicos federais, estaduais, distritais ou municipais, ativos ou inativos, civis ou militares, pertencentes do quadro de pessoal da administração direta, autárquica ou fundacional; empregados ou funcionários ativos, vinculados a empresas públicas ou particulares, nacionais ou internacionais, que tenham cooperação com instituto federal; estudantes matriculados em cursos de formação inicial e continuados, cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação; e profissionais autônomos ou aposentados, de comprovada capacidade técnica relativa ao objetivo do projeto ou programa.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Luiz Caldas, essas bolsas serão somadas às que já são ofertadas por autarquias como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para oferecer as bolsas, Caldas esclarece que um valor extra deverá ser repassado em nova rubrica aos institutos. A esperança é que isso seja colocado em pratica o mais rápido possível, pois já se iniciam a partir do começo do próximo ano.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!