Home Agenda Cultural Bloco de Carnaval do Hospital Severino Lopes sai às ruas nesta sexta-feira (5)

Bloco de Carnaval do Hospital Severino Lopes sai às ruas nesta sexta-feira (5)

Publicidade

Bloco de Carnaval do Hospital Severino Lopes sai às ruas nesta sexta-feira (5)
0
Publicidade

Ao som de tambores e ganzais confeccionados com materiais reciclado pelos próprios pacientes, o tradicional Bloco do Severino, sai nas ruas do Barro Vermelho nesta sexta-feira (05). A concentração está marcada para iniciar às 8h na entrada do Hospital Severino Lopes localizada na Rua Dr. Múcio Galvão. O bloco é composto por profissionais de saúde, pacientes psiquiátricos, familiares e a comunidade do Barro Vermelho.

O desfile sairá do hospital em direção à praça Augusto Leite, em Barro Vermelho onde o bloco festejará o Carnaval ao som das marchinhas carnavalescas, convidando o pessoal do bairro a se juntar ao cortejo.

Os pacientes e a equipe já então no clima dessa confraternização desde o mês de janeiro. Foram diversas oficinas realizadas para confecção de adereços e instrumentos musicais, além de ensaios preparatórios para o grande dia do desfile.

Essas atividades abordando o tema da folia foram desenvolvidas por diversos setores do hospital como a psicologia, a terapia ocupacional e a musicoterapia. Tiveram como objetivo principal trabalhar a alegria, a responsabilidade, a cidadania e o respeito.

Desde 2012 o Bloco do Severino sai nas ruas chamando atenção da sociedade para a saúde mental. Sempre com muita alegria, música, dança e cidadania.

Este ano a psicologia em parceria com terapia ocupacional desenvolveram a oficina “Pensamento e arte com o tema carnaval 2016: consciência, alegria, saúde e cidadania”. A psicóloga, Sandra Uchoa afirma que a atividade “objetiva a expressão e modificação de pensamentos e comportamentos relacionados à temática carnaval”.

“Durante a ação, os pacientes confeccionaram cartazes que serão estandartes no desfile do Bloco do Severino expondo à comunidade o que é o tratamento psiquiátrico em saúde mental no seu aspecto socio-psíquico,” explica Sandra.

A terapia ocupacional em conjunto com a musicoterapia desenvolveram atividades para confecção de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e por meio desta ação, deram início aos ensaios dos batuques com os pacientes que serão responsáveis pela animação no desfile de carnaval na próxima sexta-feira, 05 de fevereiro.

Programação:

Concentração: Rua Múcio Galvão, em frente ao Hospital Severino Lopes.
Percurso: O desfile seguirá até a praça Augusto Leite e o retorno será pela Av. Romualdo Galvão.
Atração: Banda do hospital e carro de som.
Hora: 8h30

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!