Home Notícias Saúde Dicas de Saúde Beber café moderadamente pode reduzir o entupimento nas artérias, releva estudo

Beber café moderadamente pode reduzir o entupimento nas artérias, releva estudo

Beber café moderadamente pode reduzir o entupimento nas artérias, releva estudo
Foto: Reprodução/Daily Mail
0

Beber entre 3 e 5 xícaras de café por dia pode reduzir o risco de obstrução das artérias que levam a ataques cardíacos, revelou um estudo recente. Os pesquisadores descobriram que aqueles que bebem uma quantidade moderada a cada dia são menos propensos a ter ‘cálcio coronário’ em suas artérias – um indicador precoce de doença cardiovascular (DCV).

Café2

Vasos sanguíneos endurecidos e estreitados por tais depósitos pode levar à formação de coágulos que por sua vez podem desencadear um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. Os cientistas estudaram um grupo de mais de 25.000 homens e mulheres coreanas com uma idade média de 41 anos, que não tinha sinais de doença cardíaca.

O seu consumo de café foi categorizado como nenhum, menos de uma xícara por dia, uma a três xícaras por dia, três a cinco xícaras por dia e cinco ou mais por dia. Eles descobriram que a prevalência de ‘cálcio coronário’ detectável foi de 13,4%, entre todos do grupo, enquanto a quantidade média de consumo de café foi de 1,8 xícaras por dia.

Os resultados mostraram que os índices de cálcio foram de 0,77 para as pessoas que tomavam menos de uma xícara por dia, 0,66 para aqueles que tomava entre uma e três xícaras por dia, 0,59 para aqueles que consomem 3-5 xícaras por dia, e 0,81 para as pessoas que consomem pelo menos cinco xícaras ou mais a cada dia, em comparação com não-bebedores de café.

Os resultados mostraram-se significativos para que aqueles que bebiam entre 1 e 3 cafés por dia, pois tinham a segunda menor prevalência de artérias entupidas.

O estudo, liderado pela Samsung Hospital Kangbuk em Seul, na Coreia do Sul, foi publicado pela revista HeartOs autores concluíram: “Nosso estudo adiciona a um corpo crescente de evidências que sugerem que o consumo de café pode ser inversamente associado com DCV (doença cardiovascular) de risco.”

As informações são do Daily Mail.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!