Home Notícias Economia BC mantém taxa Selic em 14,25% ao ano

BC mantém taxa Selic em 14,25% ao ano

BC mantém taxa Selic em 14,25% ao ano
0

Na primeira reunião de Ilan Goldfajn à frente do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 14,25% ao ano. A diretoria da instituição foi unânime na decisão. A taxa segue inalterada há sete reuniões.

Esse juros são importantes para a economia por serem uma referência para investimentos. São considerados a menor taxa de retorno, ou seja, quando um empresário decide tirar um projeto do papel, ele avalia se o lucro do projeto é maior ou menor que essa taxa básica.

Se o retorno for menor, ele não tira o projeto da gaveta e aplica o dinheiro em papéis do Tesouro Nacional, que pagam juros próximos desse valor definido pelo BC. Ele também pode aplicar em outros produtos financeiros.

Entre taxa básica também tem influência direta sobre o quanto um consumidor paga por empréstimos e financiamentos. Quando o BC altera o valor dela, também altera o custo dos bancos para captar recursos, dinheiro que será emprestado posteriormente aos clientes.

Se o custo do banco sobe, o empréstimo também fica mais caro para o consumidor. Se a taxa baixa, esse custo também baixa. Os juros básicos ainda têm uma importância grande porque ajudam a controlar a inflação. Quando o BC sobe a Selic, significa que ele está atuando para levar os preços para baixo.

Em comunicado divulgado após a reunião, o BC afirmou que há uma perspectiva de estabilização da atividade econômica no curto prazo, ou seja, a instituição vê um cenário melhor para a economia do País.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!