Notícias

Bashar al-Assad aceita acordo dos EUA e Rússia sobre cessar-fogo

(ANSA) – O governo sírio aceitou a proposta de Moscou e Washington de um cessar-fogo a partir do próximo sábado, dia 27, anunciaram autoridades de Damasco em comunicado. O acordo não diz respeito ao Estado Islâmico (EI), à Frente al Nusra, filial da Al Qaeda no país árabe, assim como outras organizações consideradas terroristas, no entanto. O governo do ditador Bashar al-Assad considera como terrorista todos os grupo armados da oposição, que tentam tirá-lo do Poder.

A agência de notícias oficial “Sana” publicou, citando uma fonte do Ministério de Relações Exteriores sírio, que Damasco aceitou a trégua com a condição que pudesse continuar o enfrentamento com os grupos opositores. Em entrevista ao jornal espanhol “El País”, o mandatário da Síria, Bashal al-Assad, já havia se mostrado disposto a participar de uma trégua, desde que ela não fosse usada por adversários para reforçar suas posições.

O acordo chega em um momento em que o Exército sírio avança sobre a província de Aleppo, com apoio da Rússia, do Irã e do grupo xiita libanês Hezbollah. Além disso, no último final de semana, atentados reivindicados pelo EI em Homs e Damasco, reduto das forças governamentais, deixaram mais de 150 mortos e os jihadistas começaram a tentar avançar na região.

Acordo

Os Estados Unidos e a Rússia anunciaram nesta segunda-feira (22) um acordo para propor um cessar-fogo na Síria a partir da meia-noite do próximo sábado, dia 27 de fevereiro. “Essa é uma oportunidade real para interromper o derramamento de sangue na Síria”, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Já o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, convidou todas as partes a “aceitarem e respeitarem plenamente as condições” do acordo para paralisar as hostilidades.

Histórico

O cessar-fogo anterior, programado para a última sexta-feira, dia 19, fracassou quando as forças governamentais, apoiadas por bombardeios russos, deram continuidade à ofensiva em Aleppo, na fronteira com a Turquia. O conflito na Síria teve início em março de 2011, por influência da Primavera Árabe, e já deixou ao menos 250 mil mortos, além de ter forçado o deslocamento de cerca de metade de sua população.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.