Notícias

Base aliada quer fim da obstrução para avançar com votações na Câmara

A base aliada já admite que votações hoje (8) só devem ocorrer na sessão do Congresso Nacional, marcada para 19h para apreciação de vetos presidenciais. Depois da reunião com o ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, os 14 líderes governistas que participaram do encontro deixaram o Palácio determinados a retomar as votações da Câmara apenas a partir de amanhã (9), mas a oposição promete resistir e manter obstrução nas sessões da Casa.

“A obstrução é prejudicial para o país. O melhor caminho agora não é acirrar [divergências entre governo e oposição]. O melhor caminho é chamar o Congresso para votar as matérias do país”, alertou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE).

Líderes oposicionistas querem retomar o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O assunto voltou a ganhar fôlego com as últimas ações da Polícia Federal na Lava Jato.

Com a prisão do marqueteiro do PT, João Santana, a delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo no Senado, e a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva para depor na Polícia Federal de São Paulo, a oposição se reuniu e decidiu votar qualquer matéria somente depois que a comissão especial para tratar do impedimento de Dilma for instalada.

Guimarães afirmou que o processo foi protelado pela própria oposição, que questionou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o líder do governo, ministros da Corte foram provocados e decidiram sobre o rito do impeachment, proibindo voto secreto e indicação de nomes por chapa avulsa.

“Por nós já tinha sido instalada [a comissão] desde o ano passado, conforme o rito definido pelo Supremo. Não podemos esperar [julgar os embargos apresentados ao STF}. O que não é razoável é a oposição, que recorreu e protelou, agora dizer que a Câmara só vai funcionar se resolver o problema do impeachment”, acrescentou Guimarães.

Integrantes da oposição marcaram para as 16h desta terça-feira uma reunião com o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski. O grupo agendou o encontro para pedir celeridade no julgamento de recursos sobre o rito do processo de impeachment.

Da Agência Brasil

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.