Home Notícias Brasil RN Assembleia Legislativa propõe mobilização regional contra a seca

Assembleia Legislativa propõe mobilização regional contra a seca

Assembleia Legislativa propõe mobilização regional contra a seca
Sitio Novo/RN (Foto: Sitio Novo Em Foco)
0

Com intuito de trazer soluções definitivas para combater a crise hídrica no Estado, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá provocar a união das Assembleias Legislativas do Nordeste em torno do assunto. A decisão aconteceu na manhã da quinta-feira (25) em reunião da Frente Parlamentar da Água.

“A seca está castigando a população dos municípios do interior e a produção rural do Estado está em crise. Precisamos de soluções definitivas e isso só irá acontecer com pressão popular e política. O Rio Grande do Norte não pode ser uma voz solitária e o Poder Legislativo irá se mobilizar para unir o Nordeste em torno de uma política regional”, disse o presidente da Assembleia, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB).

Atualmente, 30 municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de colapso total no abastecimento de água. A previsão da Frente Parlamentar é que este número suba para 100 cidades até outubro de 2015 e que em dezembro a situação fique ainda mais grave. “Por isso, precisamos de ações urgentes e vamos trabalhar de maneira planejada em algumas frentes: a reunião de dados, reuniões nas regiões do Estado e mobilização das assembleias legislativas do Nordeste, que sofrem igualmente como a gente”, disse o deputado Galeno Torquato (PSD), que propôs a Frente.

No dia 6 de julho, os deputados irão se reunir com o Gabinete de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos (GGI) formado por órgãos do Governo do Estado para combater a estiagem. Também está previsto um encontro com deputados do Estado da Paraíba para iniciar um movimento integrado entre as Assembleias. “Primeiro, vamos à Paraíba porque é um estado que se assemelha ao nosso. Depois, procuraremos outros estados para um ato em conjunto, que leve até o Governo Federal propostas para a região”.

Na reunião de quinta-feira, alguns pontos foram tratados que poderão estar na pauta de reivindicações, como perfuração de poços e carros pipas como ações de curto prazo e a aceleração das obras de transposição do Rio São Francisco para conclusão até janeiro de 2016. Outro assunto tratado com produtores rurais presentes na reunião foi a prorrogação ou redução da dívida rural com os bancos.

* Fonte: ALRN

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!