Home Notícias Brasil RN Assembleia Legislativa cria Conselho Estadual de Juventude

Assembleia Legislativa cria Conselho Estadual de Juventude

Assembleia Legislativa cria Conselho Estadual de Juventude
0

O Rio Grande do Norte ganhou nesta quinta-feira (14) um órgão gestor voltado para as políticas públicas para a juventude. Instituído hoje, após aprovação pela Assembleia Legislativa do Rio Grade do Norte, o Conselho Estadual de Juventude (CEJUV/RN) garante, entre outras coisas, os direitos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.

“Participei, em 2015, como governador em exercício do RN, da 3ª Conferência Estadual de Juventude. Lá afirmei que tanto o Governo, quanto a ALRN são parceiros da juventude na conquista de seus direitos. Este ano, no Dia Mundial da Juventude (30 de março) criamos a Frente Parlamentar da Juventude e agilizamos a tramitação do Projeto de Lei do Governo do Estado, agora aprovado que instituiu o Conselho Estadual da Juventude. Com isto vamos requerer com os demais deputados o Sistema Estadual da Juventude, para assim, concluir a normatização dos órgãos que cuidam das políticas públicas para a juventude”, pontua Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa.

É importante registrar que a criação do Conselho não trará aumento de despesa aos cofres públicos, pois o exercício da função de Conselheiro não será remunerado, sendo prestada como serviço de relevante interesse público. O Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Norte (CEJUV/RN) é um órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizador, vinculado diretamente ao Órgão gestor de juventude do Poder Executivo do Rio Grande do Norte.

O CEJUV/RN tem por finalidade formular e propor diretrizes para a ação governamental, voltadas à promoção de políticas públicas para jovens de 15 (quinze) a 29 (vinte e nove) anos, de acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Juventude. Durante o processo de votação debateram sustentando o projeto os deputados Jacó Jácome (PSD) e Carlos Augusto Maia (PSD).

Hiago Luis Estudante de jornalismo e concluindo a graduação. Natalense de nascença e coração. Experiência em assessoria de comunicação, jornalismo online e impresso, rádio jornalismo, produção e reportagem em TV. Palmeirense, canceriano e fã de tudo que envolve HQ,s. Mas que tudo, viciado em trabalho. Amo o que faço. Prefiro o PES, ao Fifa! Prazer, Hiago Luis!
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!