Home Agenda Cultural Arena das Dunas recebe o III Festival Gastronômico Junino

Arena das Dunas recebe o III Festival Gastronômico Junino

Arena das Dunas recebe o III Festival Gastronômico Junino
Foto: Reprodução / Google Imagens
0

Como reza a tradição junina no nordeste brasileiro, um arraiá pra ser bom tem que ter forró, quadrilha, brincadeiras e comida de milho. Seguindo essa cartilha e caprichando no tempero extra, o III Festival Gastronômico Junino se integra a um único grande evento, o São João de Natal, nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho, na Arena das Dunas, em Natal. O evento contará com o Festival de Quadrilhas Juninas e outras atrações.

Com entrada gratuita, o Festival Gastronômico tem a mesma assinatura das edições de 2014 e 2015 na praça Pedro Velho, do empresário Walde Faraj e da produtora Natal Cultural. A transferência para uma área maior vai permitir melhor distribuição dos espaços, como restaurantes, barraquinhas, parque e salão para dança, além de oferecer conforto e segurança para o público.

Já o Festival de Quadrilhas, idealizado pela Natal Cultural, contará com uma estrutura de pavilhão de 40×25 m, em formato similar ao Festival de Quadrilhas da Zona Norte (do ginásio Nélio Dias). O espaço terá arquibancadas para o público acompanhar as apresentações das agremiações participantes.

A entrada também é gratuita. As apresentações das quadrilhas serão diárias e haverá premiação para as categorias Estilizada, Cômica e Tradicional. O local também irá receber shows das vencedoras dos festivais de quadrilhas da Intertv Cabugi, Festival da Tv Ponta Negra e da Prefeitura do Natal.

Apesar da mudança de endereço, o formato segue a originalidade de sempre com boa gastronomia e música junina. Muito ‘Anarriê, alavantú, balancê’ e arrasta-pés pelo salão, um coreto ao som de artistas potiguares que tem trabalhos voltados para a música de raiz; barracas de comidas típicas, parquinho lúdico com tiro ao alvo, pescaria e outros brinquedos atrativos; e a famosa Cozinha-Show, com participação de chefs profissionais e convidados, além da primeira “Gincana dos Curiosos”.

No domingo, vai ter “Criança na Cozinha” onde haverá a programação infantil com atividades na Cozinha-Show e participação de palhaços e animadores.

MÚSICA NO CORETO E PARQUE TEMÁTICO

A festa junina em estilo quermesse reforça a combinação palco pequeno e mesas para o público assistir às apresentações de artistas da terra, enquanto degusta pratos comprados nas barraquinhas ou na tenda dos restaurantes.

As atrações do coreto serão diárias, começando sempre às 18h. Na 5ª feira (23.06) a abertura será com trio de forró pé de serra, seguido de Raimundo Flor, banda Forró Legal e grupo Forró Meirão (antigo Meirinhos do Forró).

Na 6ª feira (24.06) um novo trio pé de serra será convidado; na sequência tem show da banda Forró Bando das Brenhas, formado por Ângela Castro e músicos convidados. Haverá um intervalo para apresentação de quadrilha convidada, depois encerramento do coreto com show Forró de Jaina Elne.

O sábado (25.06) contará com apresentação de trio convidado, depois show de Pyter Sá e Forró Tradicional, show de quadrilha convidada e apresentação da banda As Nordestinas.

O domingo (26.06) terá no coreto apresentação do grupo Forró na Manha, show de quadrilha convidada e Yrahn Barreto e banda.

Um parque temático vai estar montado na área do Festival Gastronômico Junino. O espaço lúdico para crianças e adultos terá brinquedos tradicionais, como jogos de argolas, pescaria, tiro ao alvo entre outros. Haverá carrossel e um barco vinking para crianças e adolescentes.

COMIDAS TÍPICAS, RESTAURANTES, COZINHA-SHOW E GINCANA

Este ano, além do pavilhão de restaurantes, o Festival vai contar com uma estrutura para barracas de comidas típicas do período junino. A produção programou espaço para 20 restaurantes e 30 barracas de comidas típicas. A cozinha show completa, um espaço que já ganhou fama nos festivais gastronômicos mais importantes do Estado, também vai marcar presença com oficinas diárias para o público, em uma área tranquila e sem interferência sonora.

Uma novidade será o concurso culinário dos curiosos. Desta vez terá o formato gincana, onde cada equipe competirá com uma combinação de quitutes da cozinha nordestina. A “Gincana dos Curiosos” acontecerá em um dos dias do festival, na Cozinha Show, e o resultado será divulgado no domingo.

A produção do III Festival Gastronômico Junino é da Natal Cultural e de Walde Faraj.

SERVIÇO 

III Festival Gastronômico Junino e I Festival de Quadrilhas de Natal
Dias 23, 24, 25 e 26 de junho, na Arena das Dunas
Entrada franca

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!