Home Notícias Tecnologia Apple e Samsung se unem para dar fim ao chip de operadora

Apple e Samsung se unem para dar fim ao chip de operadora

Apple e Samsung se unem para dar fim ao chip de operadora
0

Segundo informações da Financial Times, a Apple e Samsung estão trabalhando em conjunto para tirar de vez do mercado, o chip de operadora, também conhecido como SIM card e que hoje possui uma variedade de tamanhos desnecessários. Sabe aquela história de ter que comprar ou, pior cortar, um chip para colocar no novo aparelho? É isso que as empresas querem resolver.

De acordo com a matéria, o novo padrão desenvolvido pela Apple e pela Samsung em parceria com algumas operadoras vem sendo chamado de e-SIM, uma vez que será embutido no aparelho. A ideia é que no futuro, via sistema operacional, o usuário registre o seu número de telefone no smartphone sem a necessidade de inserir um chip da operadora correspondente. Ou seja, todo o processo seja eletrônico e via software. Esse novo sistema permitirá que o usuário mude de operadora de uma forma mais fácil, possivelmente colocando fim, a longo prazo, ao aparelhos com mais de um chip.

O novo padrão é esperado para 2016, mas, como lembra o The Verge, a Apple já deu alguns passos nessa direção. No ano passado, quando anunciou seus novos iPads 4G, a companhia de Cupertino anunciou o chamado Apple SIM, o qual permitia que o usuário escolhesse entre várias empresas de telefonia e, ainda, a capacidade de troca de operadora quando o usuário quisesse. A ausência do espaço para o cartão SIM permitirá que Apple e Samsung e várias outras fabricantes criem aparelhos ainda mais finos.

A GSM Association, um grupo da indústria que representa operadores móveis, disse ao Financial Times que “a maioria das operadores” estão a bordo do projeto do e-SIM.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!