Home Notícias Mundo Após Ramadi, EI quer conquistar Bagdá e Karbala

Após Ramadi, EI quer conquistar Bagdá e Karbala

Após Ramadi, EI quer conquistar Bagdá e Karbala
O grupo extremista pretende tomar o controle da cidade de Bagdá, no Iraque (Foto: Reprodução)
0

(ANSA) – O líder do Estado Islâmico (EI, ex-Isis), Abu Bakr al Baghdadi, anunciou que o grupo extremista pretende tomar o controle das cidades de Bagdá e Karbala, no Iraque. Segundo ele, após a invasão de Ramadi, os próximos objetivos do EI são a capital iraquiana e a cidade santa xiita.

O anúncio foi feito em uma mensagem de 40 minutos divulgada nesta segunda-feira (18) pela agência de notícias Aamaq, ligada ao EI. No entanto, ainda não foi possível verificar a autenticidade do arquivo, cujo título é “O Estado Islâmico liberou Ramadi”.

O vídeo contém uma série de imagens de confrontos na capital da província de Anbar e recortes de matérias jornalísticas sobre a derrota das forças iraquianas contra o EI. Cerca de 500 pessoas, entre civis e soldados iraquianos, foram mortas nos últimos dias em confrontos em Ramadi, que foi tomada pelo EI na semana passada. A estatística foi feita pelas autoridades da província de Anbar. De acordo com o porta-voz do governo, outras oito mil pessoas fugiram do local devido à invasão.

Irã – O ministro da Defesa do Irã, Hossein Dehghan, chegou nesta segunda-feira (18) a Bagdá para encontros oficiais. Segundo a agência de notícias iraniana Irna, o ministro avaliará meios de como “reforçar a colaboração contra o terrorismo”.

Milícias xiitas iraquianas aliadas a Teerã já anunciaram estarem prontas para entrarem em campo contra os jihadistas sunitas do EI para reconquistar Ramadi.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!