Home Notícias Universo Após 43 anos, Nasa divulga foto épica da Terra

Após 43 anos, Nasa divulga foto épica da Terra

Publicidade

Após 43 anos, Nasa divulga foto épica da Terra
0
Publicidade

(ANSA) – Uma imensa bola azul envolta pela escuridão profunda: é assim que o planeta Terra, iluminado pelo Sol, aparece no último retrato tirado pela Nasa divulgado nesta segunda-feira (20). Essa é a primeira foto que a agência tira desde a famosa “Blue Marble”, de 7 de dezembro de 1972, que foi enviada do espaço pela missão Apollo 17.

A foto foi tirada a uma distância de mais de 1,5 milhões de quilômetros pela câmera Epic (Earth Polychromatic Imaging Camera) Reprodução/NASA
A foto foi tirada a uma distância de mais de 1,5 milhões de quilômetros pela câmera Epic (Earth Polychromatic Imaging Camera)
Reprodução/NASA

A imagem colorida, capturada no último dia 6, foi obtida combinando três fotos diferentes para obter um retrato de qualidade. No primeiro plano, ela mostra a América do Norte e Central, enquanto a cor turquesa aparente refere-se ao cristalino mar caribenho.

A “tinta” azul que surge do planeta ocorre pela difusão da luz solar sobre as moléculas da atmosfera. A foto foi tirada a uma distância de mais de 1,5 milhões de quilômetros pela câmera Epic (Earth Polychromatic Imaging Camera) que está a bordo do satélite Deep Space Climate Observatory (Dscovr). O equipamento é o mesmo que retratou as tempestades solares, divulgadas no último mês de fevereiro, em parceria com a Aeronáutica dos EUA e a Agência Norte-Americana para a Atmosfera e os Oceanos (Noaa).

Segundo a Nasa, em breve, a Epic enviará imagens diárias da Terra para os engenheiros que poderão monitorar o vento solar e a “meteorologia” do espaço em tempo real. A beleza do planeta na foto é tanta que até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escreveu sobre o fato. “Acabei de receber essa nova foto da Terra, da Nasa. Uma linda lembrança de que nós precisamos proteger o único planeta que temos”, postou o mandatário em sua conta pessoal no Twitter.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!