Home Notícias Ciência Aplicativo permite enviar mensagens sem a necessidade de uma conexão de rede

Aplicativo permite enviar mensagens sem a necessidade de uma conexão de rede

Aplicativo permite enviar mensagens sem a necessidade de uma conexão de rede
0

A Open Garden, empresa fundada por Stanislav Shalunov, um graduado da Universidade Estadual de Moscou, juntamente com Micha Benoliel e Greg Hazel, apresentou uma nova aplicação integrada no aplicativo FireChat em smartphones e tablets com os sistemas iOS e Android, que permite trocar mensagens privadas sem conexão de rede.

Inicialmente, o FireChat permitia a troca de mensagens em salas de bate-papo, sem a necessidade do uso da rede das operadoras móveis, desde que a distância entre os usuários não exceda 70 metros. Tudo o que você tem que fazer para enviar a mensagem é instalar o aplicativo gratuito FireChat em seu smartphone ou tablet e ativar o Bluetooth ou o Wi-Fi, mesmo sem uma rede sem fio. O destinatário também tem que ter o aplicativo instalado.

Agora o app permite a troca de mensagens em um ambiente privado, assim como acontece no WhatsApp, Messenger e outros aplicativos do gênero. As mensagens privadas FireChat entre os usuários é criptografada para que apenas o remetente e o destinatário possam ler. A nova tecnologia permite que as redes privadas e dispositivos móveis não precisem de nenhum investimento em infra-estrutura, desde que dispositivos tenham instalados FireChat eles passam a ser servidores-transmissores independentes, cada um dos quais é capaz de se conectar ao outro.

As mensagens são enviadas de um telefone para outro até chegar ao destinatário. Por exemplo, se em uma grande cidade desaparece completamente rede móvel, basta que o FireChat esteja instalado em 5% dos telefones da população para que a mensagem possa viajar de um usuário para outro durante dez minutos, dizem os criadores do aplicativo.

O FireChat não garante a entrega de mensagens para o destinatário se os usuários não ativar o Wi-Fi ou o Bluetooth, ou se eles estiverem a uma longa distância destas tecnologias, explica Solonin Vitali, chefe de tecnologias sem fio de J’son & Partners Consulting.

O aplicativo foi usado pelos iraquianos em áreas submetidas pelo Estado islâmico e Taiwan, que protestaram no Parlamento contra a assinatura de um acordo de comércio com a China, na primavera de 2014.

Se você usa o sistema Android e quer baixar o aplicativo, basta clicar aqui para ser redirecionado ao Play Store. Para os usuários do sistema iOS, o app está disponível clicando aqui.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!