Home Notícias Tecnologia Aplicativo aposta no comportamento colaborativo como ferramenta de segurança

Aplicativo aposta no comportamento colaborativo como ferramenta de segurança

Aplicativo aposta no comportamento colaborativo como ferramenta de segurança
Divulgação
0

O aplicativo Polícia Popular chegou para transformar a segurança nas cidades. Com funcionalidades que permitem às pessoas mandarem alertas em tempo real sobre episódios de risco onde se encontram, o app tem como carro-chefe o comportamento colaborativo dos cidadãos.

Assaltos, furtos, animais ou pessoas perdidas, acidentes de carro e violência contra a mulher são alguns dos casos que podem ser notificados e até impedidos de se concretizarem, dependendo da rapidez com que os alertas surgem nos aparelhos dos usuários.

Pensado como uma ferramenta de comportamento colaborativo, assim como o Waze é para o trânsito, por exemplo, o Polícia Popular tem como objetivo levar mais segurança às pessoas através de um mapeamento dos casos de risco que acontecem a todo o momento nas cidades. Mais do que meramente informativo, o aplicativo tem como principal característica o “call to action”, convidando as pessoas a se engajarem em compartilhar ocorrências, informando e sendo informadas em tempo real. Dessa forma, há a possibilidade de identificar as precauções necessárias de acordo com o ocorrido na região em que se está.

“O Polícia Popular vai trazer maior segurança para as cidades, e o melhor é que ele não depende de órgãos públicos. A própria população, colaborando com informações e alertas, fará a diferença no dia a dia de milhões”, diz Alessandro Bertolotto, diretor comercial do aplicativo.

Como usar

Ao baixar o aplicativo, o usuário pode se conectar tanto com a sua conta no Facebook e efetuar o cadastro automaticamente, quanto utilizar algum outro e-mail. A partir daí ele tem acesso a um mapa que mostra, através de ícones, os alertas recebidos, que podem ser realizados de forma anônima. O usuário também consegue pesquisar um local específico para saber se há alertas naquela região, monitorando endereços de amigos e familiares, por exemplo.

Outra característica do app é o acesso rápido aos principais números de emergência, como o corpo de bombeiros e a polícia militar. Além disso, o aplicativo mostra quais são os hospitais e delegacias mais próximos da sua localização e, através do Waze, direciona as pessoas até esses locais.

Alertas

O botão de alerta do Polícia Popular pode ser ativado rapidamente e a qualquer momento. Quando acionadas, as ocorrências aparecem no mapa do aplicativo, indicando seu local exato e notificando as pessoas em tempo real do ocorrido. A seguir a lista dos alertas disponíveis:

  • Acidente
  • Suspeito
  • Roubo
  • Roubo de Veículo
  • Furto
  • Assédio
  • Pessoa Desaparecida
  • Animal Perdido
  • Motorista Embriagado
  • Drogas
  • Sequestro
  • Homicídio
  • Foragido

Você consegue baixar o Polícia Popular gratuitamente na Google Play Store (https://play.google.com/store) ou na App Store (www.appstore.com).

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!