Notícias

A ansiedade causa o bruxismo?

A ansiedade é conhecida como o mal do século e normalmente se mostra quando uma pessoa está insegura ou em alguma situação de desgaste emocional. Independente de sua intensidade, decorrem dela outros problemas como roer as unhas, gastrite e até mesmo o bruxismo.

De acordo com o dr. Ricardo Torres Neto, cirurgião dentista, uma pessoa que acorda com os músculos da mandíbula doendo ou com dor de cabeça pode estar com bruxismo, que é o hábito noturno de ranger os dentes ou então apertá-los com muita força durante o sono. Isto pode causar dor em todos os dentes ou deixá-los soltos ou ainda desgastá-los.

Astrid Arap, diretora do Departamento de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial da APCD, alerta: “Além da dor, existem outros sinais de bruxismo como o excesso de sensibilidade nos dentes e estalos da articulação temporomandibular. O cirurgião-dentista deverá avaliar, também, se o paciente tem hábito de roer unhas, morder tampas de canetas, mascar chicletes, porque essas parafunções podem estar relacionadas a um comportamento ansioso”.

Já está provado que a ansiedade pode ser a principal causa do bruxismo e ela afeta muitas pessoas e não basta tratar apenas o bruxismo ou só a ansiedade: é preciso atuar sobre os dois casos.

O bruxismo pode causar até mesmo enxaqueca, insônia entre outros males, como o prejuízo do esmalte dos dentes (que os torna sem brilho); sensibilidade excessiva em todos a arcada dentária e até mesmo dores cervicais.

Existem muitos tratamentos para o bruxismo, os mais conhecidos e tradicionais são a acupuntura (sistêmica ou auricular), utilização de placas miorrelaxantes para dormir, fisioterapia e mais recentemente a toxina botulínica que diminui a contração muscular.

Apesar de ser um tratamento mais recente a toxina botulínica é muito segura e os resultados aparecem pouco tempo depois da aplicação. O uso da toxina botulínica foi regulamentado pela Resolução 146/14 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), porém para tratar o bruxismo a melhor coisa a se fazer é procurar um odontologista que diagnosticará o problema e indicará o melhor tratamento para resolvê-lo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.