Notícias

Animais em extinção retornam à Mata Atlântica após restauração florestal

Com a recuperação florestal das áreas degradadas da Mata Atlântica no município de Anhembi, interior de São Paulo, espécies como a onça-parda e o tamanduá-bandeira voltaram à região. O retorno da vida selvagem ao seu habitat natural foi capturado por câmeras instaladas por especialistas nas áreas recém restauradas em uma fazenda privada para monitorar a presença de animais na região.

Em 2011, a consultoria ambiental Verdesa uniu-se à The Nature Conservancy (TNC), a maior organização ambiental do mundo para recuperar áreas degradadas. A região passou então a fazer parte do projeto global da TNC, denominado Plant a Billion Trees (PBT) – que desde 2008 recupera partes estratégicas da Mata Atlântica em diferentes estados brasileiros. O PBT também restaura o bioma cerrado no Brasil e florestas com biodiversidade excepcional na China e nos Estados Unidos.

Por dois anos, especialistas identificaram as áreas mais estratégicas para reflorestar. Com o apoio da Fundação Alcoa e de outros parceiros, foram plantadas mudas de árvores nativas em terras degradadas, feito a condução da regeneração natural em locais com resiliência e o isolamento dos fatores de degradação para evitar que o gado pastoreie no local. A TNC e a Verdesa monitoraram o crescimento da floresta aplicando metodologia específica desenvolvida junto ao PACTO pela restauração da Mata Atlântica.

As imagens capturadas pelas câmeras ao longo de 2015 registraram várias imagens de animais, como a caminhada majestosa de uma onça-parda, as asas abertas de um urubu rei descansando no chão e até mesmo um tamanduá bandeira cutucando a câmera. (Veja os vídeos aqui.) As gravações mostram que as espécies, ameaçadas de extinção, voltaram graças ao trabalho de restauração florestal.

Um dos principais fatores que a TNC considera para selecionar as regiões a serem recuperadas pela iniciativa PBT é o potencial de conectar áreas de floresta ao longo do território para criar “corredores ecológicos” contínuos, que contribuem mais para a conservação da biodiversidade do que remanescentes de florestas fragmentados. Outro elemento é a relevância da área para a conservação de rios e nascentes. A região de Anhembi tem grande importância para a Bacia do Rio Tietê, que fornece água aos moradores do município e das comunidades vizinhas.

“Esta área é um bom exemplo de como a restauração florestal pode trazer rápido retorno à fauna porque há mais espaço para os animais viverem e se movimentarem no território. Comunidades locais também se beneficiam, pois as florestas ajudam a preservar o abastecimento de água da região. Ainda traz resultados para todo o planeta porque as árvores armazenam carbono e mitigam as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos”, explica o gerente de restauração da TNC, Rubens Benini. “Ficamos surpresos ao ver animais que pensávamos estarem extintos e predadores do topo da cadeia alimentar em torno dessas áreas após apenas quatro anos de esforços de restauração”, acrescenta.

Desde 2008, a Campanha PBT já ajudou a trazer mais de 30 milhões de mudas de árvores nativas no Brasil que resultaram na restauração de mais de 12 mil hectares de áreas degradadas no país. A Fundação Alcoa começou a apoiar a iniciativa em 2010.

“Acreditamos que um investimento na preservação do ambiente natural é um investimento na sustentabilidade de longo prazo das comunidades”, informa a gerente de Programa da Alcoa Foundation, Alice Truscott. “Aplaudimos a TNC por este avanço nos esforços de restauração da Mata Atlântica. Sua comprovada experiência no campo está ajudando a proteger a importante biodiversidade no Brasil e estamos orgulhosos de apoiar esses esforços”, completa.

Projetos de restauração na Mata Atlântica são essenciais para a sobrevivência deste bioma e para manter sua capacidade de continuar oferecendo serviços ambientais inestimáveis para mais de 120 milhões de brasileiros que vivem nessas regiões. Originalmente, a Mata Atlântica cobria uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados em 17 dos 26 estados do Brasil. Hoje apenas 12% da floresta permanecem e a maior parte não é conservada o suficiente para proteger a rica biodiversidade do local, que inclui uma em cada 20 espécies de vertebrados na Terra e 20 mil espécies diferentes de plantas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.