Home Notícias Brasil RN Parnamirim Alunos de escolas de Parnamirim são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Alunos de escolas de Parnamirim são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Alunos de escolas de Parnamirim são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia
0

Estudantes de três escolas municipais foram medalhistas na XVIII Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). O grande destaque é a Escola Municipal Nossa Senhora da Guia com 18 medalhas, sendo 10 de ouro e o melhor resultado no município. Nesta edição da OBA participaram mais 830 mil alunos de 9.552 escolas de todo o pais.

A Escola Municipal Manoel Machado conquistou duas medalhas de prata, enquanto a Escola Municipal Nestor Lima garantiu mais uma medalha de ouro. A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), através de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI) e tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

As provas são aplicadas em quatro níveis diferentes, de acordo com o período em que o estudante se encontra,desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Ela é realizada anualmente no mês de maio, dentro das próprias escolas cadastradas, públicas e privadas. Além da medalha, os alunos também recebem um certificado.

Em busca de novos astrônomos

Desde o ano 2001, alguns dos estudantes do ensino médio, dentre os melhores classificados do Brasil, são convidados para uma Escola de Astronomia. Organizada pelo Corpo de Criação e Desenvolvimento da olimpíada (CCD-OBA), ela é inspirada na Semana Olímpica da OBM mas tem um enfoque mais holístico, usando a astronomia como um ponto integrador de conhecimentos de matemática, física, filosofia e outros conhecimentos.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!