Home Notícias Saúde Dicas de Saúde Além de retardar o envelhecimento, maçã ajuda no combate ao câncer

Além de retardar o envelhecimento, maçã ajuda no combate ao câncer

Publicidade

Além de retardar o envelhecimento, maçã ajuda no combate ao câncer
Foto: Pixabay
0
Publicidade

Por conter uma boa concentração de fibras e vitaminas A, B, C e E, a maçã é uma forte aliada na prevenção de doenças, desde um mau hálito até a prevenção de câncer.

Com substâncias antioxidantes, como a quercetina, vitamina C, flavonoides, naringina e pectina, a maçã pode ajudar na prevenção da gripe, retardar o envelhecimento e atuar no combate contra alguns tipos de câncer: pulmão, fígado, mama e cólon.

Estudos realizados comprovam que as substâncias encontradas na maçã ajudam a reduzir em 17% o risco de câncer de mama quando consumida uma vez por dia. A fruta também reduz em 50% as chances de desenvolver câncer de pulmão, 47% em relação ao câncer de cólon e 57% em relação ao câncer de fígado.

Outros benefícios atribuídos ao consumo da maçã são a perda de peso, causado pela saciedade que se dá pelas fibras presentes na casca e o ácido ursólico que ajuda na queima de calorias; a redução do colesterol ruim, o LDL; diminuição no risco de diabetes através do ácido galacturônico. A maçã também ajuda a memória e as funções cerebrais, protegendo-as para evitar o mal de Alzheimer.

Um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos, apontou que frutas com a polpa branca, como é o caso da maçã e da pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Os pesquisadores perceberam que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia reduz o risco em cerca de 40%.

Os agentes cicatrizantes presentes na maçã ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

Outro benefício desta fruta maravilhosa é a prevenção da cárie dentária. O sumo das maçãs podem matar até 80% das bactérias presentes nos dentes.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!