Home Notícias Saúde Álcool está ligado a pelo menos sete tipos de câncer, revela estudo

Álcool está ligado a pelo menos sete tipos de câncer, revela estudo

Publicidade

Álcool está ligado a pelo menos sete tipos de câncer, revela estudo
Foto: Pixabay
0
Publicidade

Um novo estudo divulgado na última quinta-feira (21) adverte que o consumo de álcool provoca pelo menos sete tipos de câncer. Os pesquisadores disseram que mesmo as pessoas que bebem níveis baixos estão em risco de desenvolver a doença – o que derruba a ideia bastante difundida de que um copo de vinho tinto pode ser bom para sua saúde.

Embora o mecanismo exato não seja conhecido, há uma ‘forte evidência’ de que o álcool aumenta o risco de desenvolver a doença, segundo especialistas. A bebida provoca o cancro da boca e da garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e de mama, mas também pode causar outros tipos de câncer. E até mesmo beber pequenas quantidades aumenta o risco.

A professora Jennie Connor, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Otago, na Nova Zelândia, realizou a revisão da pesquisa tendo em conta os mais recentes estudos. Ela disse que o álcool pode ter causado meio milhão de mortes desde 2012, o que daria 5,8% de todas as mortes por câncer.

Connor acrescentou: “Há fortes evidências de que o álcool causa câncer em sete locais, e provavelmente em outros”. Ela disse que não há nível seguro de consumo com relação ao câncer. No entanto, os riscos são reduzidos para alguns tipos quando as pessoas param de beber.

Os supostos benefícios do álcool para a saúde – como o vinho tinto sendo bom para o coração – foram vistos como irrelevantes em comparação com o aumento do risco de câncer.

A professora Connor disse ainda que a evidência mostra que a relação entre álcool e câncer é “dependente da dose”- em outras palavras, quanto mais você bebe, maior o risco.  Os cientistas ainda estão pesquisando como o álcool pode levar ao câncer – mas uma teoria é que o álcool danifica o DNA.

As informações são do Daily Mail

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!