Home Notícias Universo Água fervente pode estar causando ranhuras na superfície de Marte

Água fervente pode estar causando ranhuras na superfície de Marte

Publicidade

Água fervente pode estar causando ranhuras na superfície de Marte
Foto: NASA / JPL-Caltech / Univ. do Arizona
0
Publicidade

De acordo com uma nova pesquisa conduzida por cientistas da Open University, no Reino Unido, as famosas listras esculpidas em padrões estranhos nas encostas do planeta vermelho poderiam ter sido causadas por água fervente que logo se evapora. As ranhuras aumentam em tamanho durante o verão do planeta e, inicialmente, acreditava-se que elas eram causadas pelo fluxo de água salgada.

A equipe de cientistas liderada por Manish Patel conduziu experimentos para simular as condições na superfície de Marte para ver o que iria acontecer com a água fluindo na superfície. Eles colocaram um bloco de gelo no topo de uma encosta arenosa e verificaram o que acontecia enquanto derretia.

Enquanto na Terra a água simplesmente escorre pela superfície, em Marte a baixa pressão do ar faz com que a água ferva rapidamente à medida que flui e deixa as ranhuras na areia.

Esta descoberta poderia forçar os pesquisadores a repensar suas estimativas da quantidade de água que flui em Marte, uma vez que os canais são mais profundas do que o que foi estimado. “Isso tem o potencial de mudar a nossa forma de interpretar esse tipo de características geomorfológicas de fluxo na superfície de Marte e mostra claramente que existem diferenças significativas na forma como detritos fluxos relacionados com a água na Terra e Marte ocorrem” concluiu Patel.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!