Home Notícias Saúde Aditivo encontrado em sabonete, creme dental e xampu está ligado ao câncer e doenças do fígado

Aditivo encontrado em sabonete, creme dental e xampu está ligado ao câncer e doenças do fígado

Aditivo encontrado em sabonete, creme dental e xampu está ligado ao câncer e doenças do fígado
0

Um aditivo encontrado em muitos sabonetes líquidos e outros produtos de uso doméstico comum tem sido associado ao câncer em um novo estudo. Triclosan é um agente antimicrobiano comumente encontrado em sabonetes, xampus, cremes dentais e muitos outros itens domésticos. As informações são do Daily Mail.

Apesar do seu uso generalizado, os pesquisadores identificaram consequências potencialmente graves de exposição a longo prazo ao produto químico. O estudo, publicado pela revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, mostrou que o triclosan provocou fibrose hepática e câncer em ratos de laboratório. A fibrose hepática é onde a inflamação persistente faz com que o tecido cicatricial fibroso se formem em torno das células do fígado e dos vasos sanguíneos.

Triclosan é um agente antimicrobiano encontrado em muitos sabonetes, xampus, cremes dentais e em muitos outros artigos para o lar. Foto: Reprodução/Daily Mail
Triclosan é um agente antimicrobiano encontrado em muitos sabonetes, xampus, cremes dentais e em muitos outros artigos para o lar. Foto: Reprodução/Daily Mail

Ao longo do tempo, pode causar cirrose que por sua vez pode fazer parar o funcionamento do fígado. No entanto, os investigadores salientam que os resultados também são relevantes em humanos, devido aos processos que eles observaram durante a realização do estudo. O triclosan já está sob escrutínio pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, devido relatórios recentes que podem prejudicar os hormônios e prejudicar a contração muscular.

Os especialistas estão preocupados porque o triclosan é agora tão amplamente utilizado em uma variedade de produtos de higiene pessoal e cosméticos domésticos.  Mais de quatro décadas de pesquisa pela Food and Drug Administration e pelo governo dos EUA, juntamente com numerosos estudos independentes, produziram nenhuma evidência de que o triclosan, o ingrediente ativo em muitos sabonetes antibacterianos, gel para as mãos e lenços, tem todos os benefícios de saúde como o sabão à moda antiga e água.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!