Notícias

Acordo entre Vaticano e Palestina entra em vigor

(ANSA) – O Vaticano informou que começou a valer neste sábado (02) o acordo firmado com a Autoridade Nacional Palestina no último dia 26 de junho. “Em referência ao Acordo Compreensivo, firmado no dia 26 de junho de 2015, a Santa Sé e o Estado da Palestina fizeram notificações recíprocas para o cumprimento dos procedimentos solicitados para sua entrada em vigor do artigo 30 do mesmo acordo”, emitiu em nota o Vaticano.

O documento é constituído de um preâmbulo e de 32 artigos que “guardam aspectos essenciais da vida e das atividades da Igreja na Palestina, ao mesmo tempo em que reafirma o apoio para uma solução negociada e pacífica para do conflito da região”, conclui a nota.

Apesar de não ter fornecido muitos detalhes, a comissão vaticana informou que o texto tem um capítulo sobre os princípios e as normas fundamentais que são a base da cooperação entre os países – entre os quais o desejo da “Solução dos Dois Estados” -, há um capítulo sobre a liberdade religiosa e de consciência e ainda uma parte do texto relata todas as ações que a Igreja Católica realiza pelo mundo.

O acordo foi firmado por uma comissão bilateral e as negociações duraram cerca de 15 anos. Porém, desde 2013, o Vaticano usa a expressão “Estado da Palestina”, o que desagrada Israel e leva os palestinos a considerar que a Igreja reconhece sua área como um país – levando em consideração a conta das autoridades locais 136 nações reconhecem o território palestino como um Estado.

À época da assinatura do documento, os israelenses afirmaram que o documento “não contribui para levar a Palestina para a mesa das negociações bilaterais”. O governo de Benjamin Netanyahu, que se disse “desapontado”, também pediu acesso ao acordo, mas o Vaticano negou a consulta.

Desde 1993, a Santa Sé tem relações diplomáticas com Israel e, desde 1999, há a tentativa de negociar um acordo sobre os direitos jurídicos da Igreja Católica no país. Já as relações entre a cidade-Estado e a Palestina são datados em 26 de outubro de 1994 e um pré-acordo havia sido assinado em 2000. Para finalizar o documento, os papas Bento XVI e Francisco tiveram participação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.