Notícias

Acordo entre Governo e MP evita fechamento da Ceasa

A Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa) vai continuar funcionando no mesmo espaço na Avenida Capitão-Mor Gouveia, em Natal. Após a Justiça determinar o fechamento do espaço por risco de contaminação na última segunda-feira (17), um acordo entre representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e da Ceasa garantiu que o espaço continue funcionando. O mesmo acordo determina que as adequações no espaço sejam concluídas em um prazo de seis meses.

A partir de agora, a Ceasa tem 30 dias para lançar o edital de licitação para as obras e 60 dias para concluir o processo licitatório e mais 90 para que as obras sejam concluídas, o que totalizam 180 dias, os quais, caso ocorram imprevistos, podem sofrer alterações, desde que comunicados previamente, com o devido parecer técnico para o Ministério Público.

“Temos certeza que o Ministério Público não tem interesse em manter o fechamento da Ceasa. Mas, do mesmo modo temos que admitir que não pode ficar mais do jeito que está”, disse o desembargador Dilermando Mota, do TJRN, ao abrir a audiência, que contou com a participação do procurador geral do Estado, Francisco Wilkie Rebouças, do secretário estadual de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha, do diretor-presidente da Ceasa, Theodorico Netto, além de representantes da Associação dos permissionários das centrais, e membros do Ministério Público, dentre eles a promotora Gilka da Mata, da 45ª Promotoria, que propôs a ação e o inquérito civil, desde 2005.

Ajustes necessários

Dentre as razões, que resultaram na Ação do Ministério Público, estão as ligações de águas pluviais com o sistema de esgotamento sanitário público, bem como a necessidade de readequar o sistema de drenagem próprio. O MP também pediu para que fossem desocupadas todas as calçadas no entorno das instalações comerciais, cujos lotes também deveriam providenciar que suas taxas de impermeabilização atingissem os 80%.

O Estado e a Ceasa tentaram um recurso de Apelação Cível, mas o desembargador Dilermando Mota preferiu convocar uma audiência de conciliação e mediação, a fim de se ouvir todas as partes e buscar soluções comuns. “A meta foi fazer um esforço conjunto de modo que todos saíssem ganhando. É uma questão de fundo econômico sem tamanho e de impactos sociais”, destaca Mota.

Dentre os apontamentos que favoreceram ao acordo, está o crédito que a Ceasa tem para receber de permissionários, cujo valor – mais de R$ 900 mil – já consegue atingir o valor das duas obras principais destacadas pelo MP, que são o esgotamento sanitário e a drenagem adequada das centrais, que totaliza mais de 70 mil m2, dos quais 20% precisam passar pelas readequações.

“Entendemos que todos saíram ganhando. Até a obra ser concluída, a Ceasa também deverá adotar medidas mitigadoras, que minimizem, durante o período chuvoso, os problemas decorrentes das irregularidades, como os resíduos sólidos, descartados pelos permissionários”, aponta Gilka da Mata.

A obra de esgotamento já se encontra orçada pela Ceasa, em mais de R$ 315 mil e a diretoria antecipou, durante a audiência, que parte dos recursos deve mesmo vir dos créditos que possui junto a inadimplentes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.