Notícias

A reversão magnética da Terra pode ser mais cedo do que imaginamos

Ao longo da história do nosso planeta  os pólos magnéticos norte e sul inverteram muitas vezes, onde a mais recentemente variação aconteceu a cerca de 780 mil anos atrás, segundo os relatórios de Scientific American.

 

Os cientistas avançaram a sua previsão para a inversão dos pólos magnéticos da Terra e tentaram antecipar as consequências desse fenômeno. (Foto: freewallsource.com / RT)
Os cientistas avançaram a sua previsão para a inversão dos pólos magnéticos da Terra e tentaram antecipar as consequências desse fenômeno. (Foto: freewallsource.com / RT)

 

Os geofísicos acreditam agora que isso poderia acontecer mais cedo do que se pensava anteriormente. Segundo os últimos dados divulgados pela Agência Espacial Europeia, o campo magnético da Terra está enfraquecendo a uma taxa 10 vezes maior do que se pensava, o que poderia ser uma indicação de uma iminente reversão magnética acontecendo em menos de 2.000 anos.

O processo de reversão magnética pode demorar para ser concluído entre 1.000 e 20.000 anos. Agora, é difícil saber como uma mudança geomagnética influenciaria a civilização moderna, uma vez que uma das funções do campo magnético é proteger a Terra da radiação solar . Após análises feitas em vários fósseis, foi possível observar que não existe a possibilidade de extinção em massa ao aumentar o nível de radiação. No entanto, ela pode afetar redes de energia e sistemas de comunicação. Neste sentido, um geofísico da Universidade da Califórnia, EUA, Gary A. Glatzmaier, é bastante otimista. “Provavelmente, dentro de mil anos não podem ter redes elétricas”, diz ele. Ele acrescenta: “Nós vamos ter avançado tanto que, com certeza, todos nós precisamos lidar com a rotação da tecnologia campo magnético.”

Com informações do portal Actualidad RT

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.